sns-container
SNS-Print

Saúde lança livro digital sobre os riscos das quedas.

As quedas são o acidente doméstico mais frequente nos idosos e a principal causa de morte acidental na população dos maiores de 65 anos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera qualquer indivíduo que possua 65 anos de idade ou mais como idoso. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), tem ocorrido um aumento do número de idosos em Portugal. O INE estima que em 1993 existissem 81 idosos para 100 jovens com menos de 15 anos. Dez anos depois, no ano 2003, este valor teria aumentado para 108 idosos para cada 100 jovens (menos de 15 anos). Em 2013, este valor revelou-se significativamente superior, sendo que existiam 139 idosos para cada 100 jovens.

Os problemas de saúde que os indivíduos com mais de 65 anos enfrentam hoje em dia são diversos e complexos. No entanto, aqueles provocados pelas quedas representam cada vez mais um grande encargo quer para o indivíduo e sua família, quer para a sociedade. Existem inúmeras quedas todos os anos, algumas que implicam internamento e até mesmo a morte. Em Portugal, entre 2000 e 2013, em cada 100 internamentos em indivíduos com mais de 65 anos três tiveram como causa uma queda, sendo que, em média, cada um destes internamentos teve a duração de 13 dias. De referir ainda que a cada 100 internamentos devido a quedas seis têm como desfecho a morte ainda no hospital.

Para promover a literacia em saúde, o Ministério lançou um novo livro digital, intitulado «Tropeções, quedas e trambolhões».

quedas_conselhos_sns

Através da prevenção podem obter-se resultados consideráveis e impedir situações graves. A atuação deverá ocorrer em vários domínios, aqueles diretamente relacionados com a melhoria do estado geral do indivíduo (alimentação, exercício, medicação, …) e aqueles relacionados com fatores externos, tal como o ambiente onde o indivíduo se desloca.

Neste aspeto é importante referir que a maioria das quedas ocorre em casa e devido a pequenos acidentes, como tropeções em tapetes ou quedas de cadeiras ou camas. A sensibilização para a prevenção de quedas é desta forma essencial e pode ocorrer através de pequenas alterações de comportamentos diários.

Este livro digital pretende ajudar as pessoas, através de recomendações e dicas, sobre como se proteger das quedas que acontecem com muita frequência, sobretudo em casa.

Para saber mais, consulte:

Biblioteca de Literacia em Saúde no Portal SNS – Tropeções, quedas e trambolhões

Voltar

Últimas Notícias

DGS disponibiliza curso online gratuito.
24/05/2019
Ministra na sessão de abertura de simpósio internacional, em Lisboa.
24/05/2019
DGS presente em formação sobre modelo sueco nos CSP.
24/05/2019