sns-container
SNS-Print

Ministro da Saúde aborda investimentos e investigação.

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, esteve reunido, esta quinta-feira, dia 7 de dezembro, com o Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, em Bruxelas.

No encontro, paralelo à reunião do Conselho de Emprego, Política Social, Saúde e Consumidores (EPSCO), Adalberto Campos Fernandes reiterou o convite para a participação na Conferência Intercalar da Cimeira Mundial de Saúde, que decorrerá em abril de 2018, em Coimbra.

Entre os temas abordados, figuraram os projetos no âmbito do Plano Juncker | Plano de Investimento para a Europa e o alinhamento nacional com os objetivos para o desenvolvimento da União Europeia e da Organização das Nações Unidas. Em destaque estiveram as doenças infeciosas.

Carlos Moedas salientou a aposta da Comissão nas redes de investigação, como motor do progresso da Europa e um elemento essencial para enfrentar os novos desafios globais. Por exemplo, as correntes migratórias e as alterações climáticas.

Foi abordado o potencial da cidade de Coimbra para a criação de um centro europeu de saúde, dada a elevada concentração de start ups do setor. Os participantes discutiram, também, a importância dos centros académicos clínicos e a necessidade de um regime comum para a articulação entre hospitais e universidades.

No âmbito da reunião do EPSCO, que termina esta sexta-feira, 8 de dezembro, Adalberto Campos Fernandes esteve reunido, também, com Vytenis Andriukaitis, Comissário Europeu da Saúde e Segurança Alimentar.

Para saber mais, consulte:

Conselho da União Europeia > Encontro EPSCO – 7 e 8 de dezembro de 2017

Voltar

Últimas Notícias

INEM participa no exercício de cibersegurança CIBERPERSEU.
15/11/2018
Especialistas reforçam equipa do Centro de Saúde de Portimão.
15/11/2018
Satisfação dos doentes do IPO Lisboa continua muito elevada.
14/11/2018