
Victor Ramos vence prémio de carreira médica 2017.
O médico Victor Ramos foi o vencedor da terceira edição do prémio de carreira Miller Guerra, galardão instituído pela Ordem dos Médicos, pelo seu «trabalho impulsionador» na área dos cuidados de saúde primários.
A cerimónia de entrega do galardão, no valor de 50 mil euros, decorreu na quarta-feira, dia 29 de novembro, na Ordem dos Médicos, em Lisboa, e contou com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.
Victor Ramos é assistente graduado sénior do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Cascais e conta com 40 anos de prática clínica em prol dos doentes e do desenvolvimento dos cuidados de saúde primários.
«Os atributos humanistas, os amplos conhecimentos técnicos e científicos e uma vida dedicada à valorização da Medicina Geral e Familiar levaram o júri a atribuir-lhe o Prémio de Carreira Médica de 2017», explica a Ordem dos Médicos, acrescentando que o especialista se destacou também pelo trabalho impulsionador das unidades de saúde familiar (USF) e pelo contributo para a reforma dos cuidados de saúde primários.
Nascido há 64 anos, em Évora, Victor Ramos foi cofundador da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e integrou, em 2005, o grupo técnico criado para a reforma dos cuidados de saúde primários em Portugal. Em 2010, foi nomeado pelo Ministério da Saúde como responsável pela Coordenação Estratégica dos Cuidados de Saúde Primários.
Prémio Miller Guerra de Carreira Médica 2017
Este prémio foi instituído em 2012 pela Fundação Merck Sharp & Dohme e pela Ordem dos Médicos como homenagem à memória do professor Miller Guerra (1912-1993), médico responsável pelo célebre Relatório das Carreiras Médicas e discípulo de Egas Moniz, único Nobel da Medicina português.
Créditos fotografias: Ordem dos Médicos