sns-container
SNS-Print

Publicado diploma que lança concurso para o novo hospital.

Foi publicado, em Diário da República, o Despacho n.º 10268/2017, de 27 de novembro, que aprova o contrato de gestão para a conceção e construção do Hospital de Lisboa Oriental, em regime de parceria público-privada, sendo, contudo, a direção clínica e a gestão públicas, e o lançamento do concurso público internacional.

Assinado pelos Secretários de Estado Adjunto e das Finanças, Ricardo Emanuel Martins Mourinho Félix, e da Saúde, Manuel Martins dos Santos Delgado, o novo hospital de Lisboa destina-se a substituir seis antigas unidades hospitalares – Hospital de São José, Hospital de Santo António dos Capuchos, Hospital de Santa Marta, Hospital Curry Cabral, Hospital de Dona Estefânia e Maternidade Dr. Alfredo da Costa.

De acordo com o diploma, a composição do júri terá como membros efetivos:

  • Ana Sofia Arsénio Viana Fernandes, membro da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos e que assumirá as funções de presidente do júri,
  • Ana Escoval, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central,
  • Nuno Venade, Vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo,
  • Rita Domingues dos Santos da Cunha Leal, membro da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos,
  • Ana Sofia Rodrigues Matos, membro da Unidade Técnica de Acompanhamento de Projetos.

 

Para a Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE (CHLC), Ana Escoval, «hoje alcançamos um marco histórico, um dia de esperança renovada, para o Centro Hospitalar de Lisboa Central: trata-se da confirmação de que, desta vez, após um processo doloroso de décadas, o processo de substituição de seis velhas unidades de saúde do centro de Lisboa vai avançar».

Ana Escoval acrescenta ainda que «para todos os profissionais que sempre acreditaram ser possível dar aos lisboetas e aos portugueses um hospital moderno, acessível, com toda a inovação que, nas suas várias vertentes, os cuidados de saúde vão conquistando, é possível, finalmente, acreditar em dias menos cinzentos, que proporcionem melhores resultados em saúde à população que servem. Esperamos receber boas propostas e que todo o concurso internacional corra de forma célere, sem contratempos, de forma a dar aos cidadãos o que há muito anseiam. Lisboa e o País têm motivos de alegria e podem acreditar e contar com toda a minha determinação para que daqui a seis anos a herança do Hospital Real de Todos-os-Santos seja uma realidade. O CHLC e todos os portugueses estão de parabéns.»

 

Para saber mais, consulte:

Despacho n.º 10268/2017 – Diário da República n.º 228/2017, Série II de 2017-11-27
Finanças e Saúde – Gabinetes dos Secretários de Estado Adjunto e das Finanças e da SaúdeAprova o lançamento da parceria público-privada para a conceção, o projeto, a construção, o financiamento, a conservação, a manutenção e a exploração do Hospital de Lisboa Oriental, e o lançamento do procedimento de concurso público tendente à celebração do contrato de gestão relativo a essa parceria

Voltar

Últimas Notícias

Veículo financiado pelo PRR facilita deslocações
29/11/2023
Medicamento usado para prevenir a infeção por VIH passa a ser prescrito também nos cuidados primários.
04/12/2023
Deliberação publicada pela Direção Executiva do SNS
02/12/2023