sns-container
SNS-Print

Simplificação de rótulos facilita escolha dos consumidores.

O Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), Pedro Graça, afirma que é necessário simplificar os rótulos dos alimentos para aumentar o acesso das pessoas com menor literacia a uma alimentação equilibrada.

Pedro Graça considera que «essa simplificação dará uma autonomia e uma capacidade de escolha muito elevadas ao cidadão que faz dezenas de escolhas no supermercado, no espaço de uma ou duas horas, e que não tem tempo para ler nem para compreender os rótulos».

Nas Jornadas da Comissão de Ética da Universidade do Porto, subordinadas ao tema «Bioética, Consumo e Políticas Alimentares», o responsável apresentou dados relativos à dificuldade da população em ler e compreender a informação nutricional contida nos rótulos alimentares, situação mais evidente nas pessoas com menor literacia. «Temos um ambiente em que os produtos saudáveis estão misturados com os não saudáveis e onde a escolha pelo saudável ou é mais cara ou mais difícil», sendo necessário à população ter «muitos conhecimentos» para perceber a diferença.

Em declarações à agência Lusa, o Diretor do PNPAS defendeu que é preciso continuar a fazer educação «cada vez com mais qualidade», para contornar essa situação, e criar, em paralelo, «ambientes onde as pessoas com poucos conhecimentos tenham à sua disposição produtos maioritariamente saudáveis».

«Se olharmos para a prevalência da hipertensão na população adulta ocidental, nomeadamente por diferentes níveis de escolaridade, observamos que naquelas que frequentaram o Ensino Superior esta ronda os 25 %, enquanto na população menos escolarizada ou sem qualquer escolaridade sobe para os 45 %», referiu. Pedro Graça aludiu ainda à obesidade (presente em 11 % da população adulta masculina), à hipertensão e à diabetes, que atingem 20 % e 8 % da população geral, respetivamente.

Fonte: Lusa

Voltar

Últimas Notícias

“A Europa de continuar a investir na ciência e a promover uma agenda da investigação”, defendeu Manuel Pizarro
07/12/2023
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde na AR.
07/12/2023
Projeto inovador com Sistema Avançado de Perfusão Subcutânea de Insulina.
07/12/2023