sns-container
SNS-Print

Ministério assinala Dia Mundial da Alimentação, nos Restauradores.

O Ministério da Saúde promove, no dia 16 de outubro, data em que se assinala o Dia Mundial da Alimentação, uma cerimónia comemorativa sob o tema «Juntos contra o sal», a decorrer na Praça dos Restauradores.

Na ocasião vão ser assinados protocolos entre o Ministério da Saúde e as Autarquias, para a Implementação para a Implementação Local da Estratégia Interministerial para a Alimentação Saudável 2017-2020.

A cerimónia conta também com a assinatura de um protocolo entre o Ministério da Saúde e a Associação dos Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares de Lisboa, a Associação dos Industriais de Panificação, Pastelaria e Similares do Norte e a Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares, com o objetivo de reduzir o teor de sal no pão e de ácidos gordos trans (artificiaisem produtos do setor da panificação e pastelaria.

juntoscontraosal_2

A indústria da panificação e pastelaria compromete-se a reduzir os ácidos gordos trans dos seus produtos para valores inferiores a dois gramas por 100 gramas de gordura ou a 0,5 gramas na dose de produto consumida. Esta redução deve atingir-se no final de 2019.

A par destas reduções, será dinamizada uma campanha nacional para promover o consumo de pão.

Estarão presentes algumas personalidades que colaboram com este projeto, nomeadamente Sara Matos (atriz), Nuno Queiroz Ribeiro (chef-Peso Pesado), José Carlos Malato (apresentador) e Ana Bravo (nutricionista).

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente 16 de outubro, data em que se assinala a fundação da Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), em 1945.

Esta efeméride é comemorada desde 1981 e tem como principais objetivos:

  • Aumentar a consciência do público;
  • Disseminar informação;
  • Alertar para a segurança alimentar;
  • Mobilizar a opinião pública e angariar fundos para a luta mundial contra a fome.

Consulte:

Programa – PDF – 686 Kb

Voltar

Últimas Notícias

Ministra da Saúde marca presença na antestreia, dia 12 de novembro.
12/11/2018
Intervenção na área materno-infantil deve estar concluída em 2019.
12/11/2018
Vacinação é principal forma de prevenção da doença.
12/11/2018