sns-container
SNS-Print

DGS lança manual sobre obesidade e terapêutica dia 11 de outubro.

Para comemorar o Dia Mundial do Combate à Obesidade, assinalado a 11 de outubro, o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), da Direção-Geral da Saúde (DGS), lança, pela primeira vez, um manual sobre obesidade e terapêutica.

O excesso de peso, que inclui a pré-obesidade e a obesidade, é provavelmente o principal problema de Saúde Pública em Portugal, afetando mais de 50 % da população adulta e tendo implicações sérias no aparecimento e no curso de diferentes patologias, como a diabetes, as doenças cérebro-cardiovasculares, a patologia osteoarticular e a generalidade dos cancros. Doenças, que no seu todo, representam a principal despesa em saúde do Estado português e o principal encargo do Serviço Nacional de Saúde.

Apesar desta situação, considerada grave, a abordagem terapêutica à obesidade é marcada por um forte insucesso e está organizada no país das mais diversas formas, sem ter sido discutida ainda, no âmbito nacional, uma estratégia de base, minimamente consensual.

«Assim, a este nível, será importante e de forma recorrente, tentar consensualizar sobre as melhores estratégias terapêuticas nutricionais à luz da mais recente evidência científica», considera Pedro Graça, diretor do PNPAS, reforçando que este manual pretende ser um contributo do Programa e da DGS nessa direção.

Neste manual, pretende-se apresentar o cenário epidemiológico da obesidade em Portugal, refletir sobre os melhores indicadores a utilizar para o seu diagnóstico, bem como apresentar algumas orientações para o tratamento desta patologia, em particular no que diz respeito à terapêutica nutricional. Por fim apresenta-se ainda a abordagem do Serviço Nacional de Saúde ao tratamento do excesso de peso.

Para saber mais, consulte:

Voltar

Últimas Notícias

“A Europa de continuar a investir na ciência e a promover uma agenda da investigação”, defendeu Manuel Pizarro
07/12/2023
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde na AR.
07/12/2023
Projeto inovador com Sistema Avançado de Perfusão Subcutânea de Insulina.
07/12/2023