sns-container
SNS-Print

Instituto Ricardo Jorge reativa programa para época 2017-18. 

O Instituto Ricardo Jorge vai reativar, durante o mês de outubro, o Programa Nacional de Vigilância da Gripe (PNVG). Este programa tem como objetivos estimar a incidência e intensidade da epidemia de gripe, assim como identificar e caracterizar os vírus em circulação.

A vigilância da gripe a nível nacional é suportada pelo PNVG, que tem início em outubro e termina em maio do ano seguinte, integrando as componentes clínica e laboratorial da vigilância.

À semelhança de anos anteriores, o PNVG integrará várias redes, nomeadamente a Rede Médicos Sentinela, a Rede de Serviços de Urgência, a Rede de Laboratórios para o Diagnóstico da Gripe, a Rede de Unidades de Cuidados Intensivos e a Rede de Serviços de Obstetrícia.

Parte da informação resultante desta vigilância é semanalmente publicada, à quinta-feira, no Boletim da Vigilância Epidemiológica da Gripe. O primeiro boletim da época de vigilância 2017-18 será publicado no dia 12 de outubro, mantendo-se a sua publicação semanal até meados de maio de 2018.

Para marcar o início da nova época, o Instituto Ricardo Jorge promove, em colaboração com a Direção-Geral da Saúde, no dia 10 de outubro, no seu auditório em Lisboa, a 6.ª Reunião da Vigilância Epidemiológica da Gripe em Portugal.

Neste encontro, que será transmitido por videoconferência no Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira (Porto), serão apresentados os principais resultados da época 2016-17 e as propostas para a próxima época.

Para saber mais, consulte:

Voltar

Últimas Notícias

Dívida do CHMT reduz para o valor mais baixo de sempre.
18/03/2019
Unidade de saúde do Centro certificada com nível «Bom» pela DGS.
18/03/2019
Aumentaram elogios e diminuíram reclamações em 2018.
18/03/2019