sns-container
SNS-Print

Nova unidade de saúde inaugurada pelo Ministro da Saúde.

O novo Centro de Saúde de Mafra Leste é inaugurado no dia 9 de outubro. A cerimónia conta com a presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e da presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), Rosa Valente de Matos.

A nova unidade, que acolhe a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Mafra Leste, está preparada para servir cerca de 30 mil utentes.

A Presidente da ARSLVT salienta que «a nova unidade de Mafra Leste é o resultado de uma parceria de excelência com o Município de Mafra, que permitirá prestar melhores cuidados de saúde de proximidade à população de três freguesias: União de Freguesias de Malveira e São Miguel de Alcainça, União de Freguesias de Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés e Freguesia do Milharado».

«O novo edifício, de excelente qualidade, possibilitará uma nova dinâmica de trabalho aos profissionais, que se traduz num alargamento do horário de funcionamento, em benefício da população abrangida», destaca Rosa Valente de Matos. O centro de saúde funcionará das 8 às 20 horas, quando até agora o polo com o horário mais alargado fechava às 17 horas.

O concurso para a contratação de novos especialistas em Medicina Geral e Familiar, concluído em setembro, também permitiu reforçar esta unidade com mais quatro médicos: dois já estão a trabalhar e os outros dois começam em novembro. No total, este reforço permitirá atribuir médico de família a mais cerca de 7.600 utentes.

O novo edifício está preparado para acolher duas unidades de saúde familiar, um módulo de fisioterapia, sala de movimento e terapia ocupacional e um módulo polivalente com saúde oral, psicologia, serviço social e Unidade de Cuidados Continuados de Mafra/ Equipas de Cuidados Continuados Integrados Mafra.

A nova unidade resulta de uma parceria entre a ARSLVT e a Câmara Municipal de Mafra. O investimento global ascende a cerca de 1,2 milhões de euros, sendo financiado a 50 % por Fundos Comunitários do Programa Operacional Lisboa 2020. A contrapartida nacional é suportada pela ARSLVT (70 %) e o restante pelo município.

A nova unidade integra o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Sul, constituído pelos Centros de Saúde de Cadaval, Lourinhã, Mafra, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras (48 polos) e que abrange uma população de mais de 221 mil utentes.

Programa

10h45 Receção dos convidados

11h00 Descerramento da placa de inauguração

11h05 Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva

11h15 Intervenção do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes

11h25 Visita às instalações da Unidade de Saúde Mafra Leste

*Local: Rua José Poman, n.º 7, na Malveira

Visite:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP  – http://www.arslvt.min-saude.pt/

Voltar

Últimas Notícias

Saúde dos pés foi mote de ação dedicada a Dia Mundial da Diabetes
19/11/2018
DGS organiza seminário, dia 20 de novembro, em Lisboa.
19/11/2018
Controlo de infeções e resistência a antibióticos em debate dia 19
19/11/2018