sns-container
SNS-Print

Oftalmologia e Pneumologia dispõem de novos equipamentos.

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) divulga que dispõe de novos equipamentos na Unidade de Oftalmologia e no Serviço de Pneumologia, adquiridos ao abrigo da candidatura ao Programa Lisboa 2020.

Na Unidade de Oftalmologia, encontra-se um novo retinógrafo, que permite realizar fotografias do fundo ocular (retinografias) sem necessidade de dilatação pupilar do utente e do fundo ocular com autofluorescência. Este equipamento será uma mais valia para a consulta de patologia da retina e da coroíde, que tem como objetivos, entre outros, acompanhar a degenerescência macular ligada à idade, a doença vaso-oclusiva da retina, a alta miopia e distrofias retinianas e coroideias. Também é fundamental na consulta de rastreio de diabetes ocular.

Para o Serviço de Pneumologia, foi adquirido um novo plestimógrafo, que veio substituir o que existia na instituição há 20 anos. Este novo equipamento permite realizar provas de função respiratória, difusão do monóxido de carbono e provas de provocação inalatória para diagnóstico de várias doenças respiratórias e ainda para a avaliação da capacidade respiratória de doenças do foro cardiológico e oncológico. A pletismografia é um exame que permite avaliar a capacidade funcional respiratória, volumes pulmonares e trocas gasosas, constituindo assim um exame fundamental na avaliação do doente com patologia respiratória crónica, com grande prevalência nos doentes do CHBM. Tem ainda um papel importante na avaliação pré-cirúrgica e na profilaxia de complicações no pós-operatório imediato.

«Inovar para melhor cuidar» é o lema que vai acompanhar este projeto no CHBM, que aposta na modernização tecnológica de diagnóstico e terapêutica, garantindo desta forma inovação e cuidados de saúde de elevada qualidade e diferenciação técnica, refere o centro hospitalar.

O Lisboa 2020 é um programa operacional da União Europeia através do qual é possível adquirir novos equipamentos e substituir outros já existentes, com o objetivo de melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes, bem como as condições de trabalho dos profissionais de saúde.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Barreiro Montijo > Notícias

Voltar

Últimas Notícias

Mais de 2.000 médicos já passam receitas por telemóvel.
19/03/2019
Média anual de casos de tuberculose caiu 4,7% entre 2008 e 2017.
19/03/2019
IPO Porto assinala Dia da Esperança com lançamento de campanha.
19/03/2019