sns-container
SNS-Print

DGS divulga medidas de proteção para viajantes.

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou um comunicado, no dia 31 de agosto, com um conjunto de medidas de proteção individual para os viajantes com destino a Cabo Verde, na sequência do surto de malária (paludismo) por Plasmodium falciparum na cidade da Praia, Ilha de Santiago (Cabo Verde), confirmado pela Organização Mundial da Saúde, em agosto de 2017.

Neste sentido, a DGS aconselha aos viajantes com destino a Cabo Verde:

  • A marcação de consulta do viajante ou com o médico assistente, pelo menos quatro semanas antes da partida;
  • A adoção das seguintes medidas de proteção individual contra a picada de mosquitos:
    • Aplicar repelentes em adultos e crianças, ao longo do dia, de acordo com as instruções do fabricante e tendo em conta a duração do efeito repelente. Se utilizar protetor solar juntamente com repelente, deverá aplicar primeiro o protetor solar e depois o repelente;
    • Proteger as crianças em carrinhos de bebé e berços com redes mosquiteiras;
    • Optar por alojamento com ar condicionado ou, em alternativa, utilizar redes mosquiteiras nas camas;
    • Utilizar vestuário preferencialmente largo, de cores claras, fibras naturais e que diminua a exposição corporal à picada dos mosquitos (camisas de manga comprida, calças e calçado fechado).

 

Para além das medidas acima descritas, a DGS recomenda, ainda, que os viajantes com destino à Ilha de Santiago, cidade da Praia, façam quimioprofilaxia para a malária, de acordo com as indicações do médico.

As grávidas devem evitar viajar para a Ilha de Santiago, cidade da Praia. Se a viagem for inadiável, deverão recorrer à consulta do viajante ou ao médico assistente.

Os viajantes que regressem de Cabo Verde e apresentem sintomas sugestivos de infeção por malária (febre, calafrios, dores de cabeça, dores musculares e mal-estar), até seis meses após o regresso, devem contactar o SNS 24 : 808 24 24 24 ou consultar o médico assistente, logo que possível, referindo a viagem.

Para saber mais, consulte:

DGS > Comunicado do Diretor-Geral da Saúde sobre Malária (Paludismo) em Cabo Verde

Portal SNS > Consulta de saúde do viajante

Voltar

Últimas Notícias

Ministérios da Administração Interna e da Saúde desenvolvem campanha para o uso correto do 112.
16/11/2018
Rutura de stock não se aplica. Vacina continua a ser administrada. 
16/11/2018
Verba destina-se a requalificação do SU em Abrantes.
16/11/2018