sns-container
SNS-Print

Projeto da ARSLVT visa aumentar a oferta e o número de dadoras.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) é a única no país com um Banco de Leite Humano, em funcionamento na Maternidade Alfredo da Costa (MAC).

Com o objetivo de promover o aleitamento materno e aumentar o número de dadoras deste banco, a Presidente do Conselho Diretivo da ARSLVT, Rosa Valente de Matos, assinou um protocolo de cooperação com a Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), Ana Escoval, que pretende fomentar a relação entre este centro hospitalar e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lisboa Ocidental e Oeiras.

Este acordo específico da ARSLVT com o ACES Lisboa Ocidental e Oeiras e o CHLC vai permitir aumentar a oferta de leite humano pasteurizado na nutrição de recém-nascidos muito prematuros na MAC, podendo este leite ser fornecido, mediante pedido e protocolos previamente assinados entre as respetivas instituições, a outras unidades de cuidados intensivos neonatais da área da grande Lisboa. Este ACES foi o primeiro e até agora único ACES em Portugal a receber a certificação como “Unidade de Saúde Amiga dos Bebés” pela UNICEF.

Na mesma sessão, a Missão Continente premiou um dos projetos do ACES Lisboa Ocidental e Oeiras, também relacionado com o aleitamento materno. O projeto “Promoção e Apoio do Aleitamento Materno num ACES Amigo dos Bebés” recebeu um dos prémios da Missão Continente, no valor de 36.863 euros. Esta verba será aplicada em equipamentos e material médico e de enfermagem, mobiliário, equipamento informático e audiovisual, material didático, obras e formação.

A ideia é formar os profissionais de saúde deste ACES nesta área de prestação de cuidados a grávidas, mães e bebés. Um dos objetivos é contar com um cantinho de amamentação em todas as unidades assistenciais, dar informação às grávidas e casais sobre a vantagem do aleitamento materno, prevenção de dificuldades e momentos em que pode ser necessário apoio. Com isto pretende-se também formar um grupo de mães para que sejam dadoras para o Banco de Leite Humano da MAC.

Visite:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo – Notícias

Centro Hospitalar Lisboa Central  – Banco de Leite Humano

Voltar

Últimas Notícias

Ministérios da Administração Interna e da Saúde desenvolvem campanha para o uso correto do 112.
16/11/2018
Rutura de stock não se aplica. Vacina continua a ser administrada. 
16/11/2018
Verba destina-se a requalificação do SU em Abrantes.
16/11/2018