sns-container
SNS-Print

Gaia/Espinho tem centro certificado de tratamento de AVC.

A European Stroke Organisation (ESO) atribuiu o estatuto de «First Certified ESO Stroke Centre» à Unidade de AVC do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE (CHVNG/E) , coordenada por Miguel Veloso, bem como à Unidade de Neurorradiologia de Intervenção, liderada por Manuel Ribeiro.

A distinção foi anunciada na plataforma de certificação da ESO. Portugal é, assim, o primeiro país da Europa a ter um centro certificado de tratamento de acidente vascular cerebral (AVC), primeira causa de mortalidade e incapacidade no nosso País.

A European Stroke Organization (ESO) lançou recentemente recomendações para a excelência de cuidados no AVC agudo e estabeleceu critérios para conceder a certificação como Stroke Unit ou como Stroke Center (este mais diferenciado, incluindo neurorradiologia de intervenção).

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho abriu a Unidade de AVC em outubro de 2006 e a rede Via Verde AVC foi implementada dois anos depois. No ano de 2016, estiveram internados 540 doentes na Unidade de AVC e foram realizadas 92 trombólises endovenosas. Desde janeiro de 2015 até ao presente mês, foram realizadas 277 trombectomias.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE – http://www.chvng.pt/

Voltar

Últimas Notícias

INEM participa no exercício de cibersegurança CIBERPERSEU.
15/11/2018
Especialistas reforçam equipa do Centro de Saúde de Portimão.
15/11/2018
Satisfação dos doentes do IPO Lisboa continua muito elevada.
14/11/2018