sns-container
SNS-Print

ACES Almada-Seixal inicia rastreio a cerca de 24 mil diabéticos.

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) inicia, no dia 8 de junho, o rastreio da retinopatia diabética a cerca de 24 mil diabéticos inscritos nas unidades de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Almada-Seixal.

O rastreio terá início no Núcleo Oftalmológico de Almada (NOA), no dia 8 de junho, a partir das 14 horas. Assim, com o objetivo de tornar acessível, a toda a população, uma retinografia, método eficaz na deteção da retinopatia diabética, com relação custo/benefício demonstrada, criou a ARSLVT o programa de rastreio populacional da retinopatia diabética.

Em 2016, foi realizado o projeto-piloto em quatro ACES. Com o arranque do projeto no ACES Almada-Seixal, em parceria com o Hospital Garcia de Orta, a região de Lisboa e Vale do Tejo atinge a cobertura geográfica total deste tipo de rastreio.

Os utentes diabéticos irão receber nas suas casas uma carta convite para a realização de uma retinografia, exame realizado por um ortoptista e que capta um conjunto de imagens do fundo ocular, posteriormente analisadas por uma equipa de oftalmologistas.

Se identificada alguma anormalidade, o utente é informado pela sua unidade de saúde e encaminhado pelo médico de medicina geral e familiar para uma consulta de oftalmologia, para investigação adicional e tratamento.

A identificação precoce de lesões na retina, facilitada com o rastreio sistemático, é fundamental no sucesso do tratamento.

A Diabetes Mellitus é uma doença crónica de elevada importância em Portugal e em particular na região de Lisboa e Vale do Tejo, estimando-se uma prevalência de 6,2% com base no registo de 256 mil utentes.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo – Notícias

Voltar

Últimas Notícias

Ministra da Saúde marca presença na antestreia, dia 12 de novembro.
12/11/2018
Intervenção na área materno-infantil deve estar concluída em 2019.
12/11/2018
Vacinação é principal forma de prevenção da doença.
12/11/2018