sns-container
SNS-Print

Ministro da Saúde inaugura novo edifício do Centro de Saúde de Sines.

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, inaugurou, dia 8 de junho, o novo edifício do Centro de Saúde de Sines, que vai beneficiar 15 mil utentes.

Reconhecendo que os centros de saúde são o primeiro ponto de acesso dos cidadãos à prestação de cuidados de saúde, assumindo importantes funções tanto na promoção da saúde e prevenção da doença, como na própria prestação de cuidados, a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo considera importante criar junto da população, serviços de proximidade de qualidade, que respondam às expectativas dos utentes, quanto à prontidão e eficácia da resposta às suas necessidades.

Neste sentido, a ARS Alentejo apostou na renovação dos seus equipamentos, criando estruturas modernas e dotadas de meios técnicos para a prestação de cuidados de excelência, nos quais se inclui este novo centro de saúde.

A antiga sede do Centro de Saúde de Sines estava instalada num edifício muito antigo no centro da cidade, apresentando um estado de degradação muito significativo, com condições inaceitáveis e que dificultavam a prática da prestação de cuidados de saúde para os cerca de 14.086 utentes inscritos na sua unidade de cuidados de saúde, distribuídos pelos polos de Sines e de Porto Covo.

As novas instalações resultam de um investimento de cerca de dois milhões de euros e ocupam uma área de 1.200 metros quadrados.

O novo equipamento, destinado aos cuidados de saúde primários, ocupa dois pisos, os quais permitem a acomodação de 10 equipas de saúde familiar, e tem áreas específicas para saúde oral, saúde pública, vacinação e fisioterapia, entre outras.

No caso de ser considerada a necessidade de alargamento deste novo centro de saúde, existe a possibilidade de, no 1.º andar, construir um espaço que acomode mais cinco equipas de saúde.

O Centro de Saúde de Sines está integrado na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), que abrange também os centros de saúde de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Odemira e o Hospital do Litoral Alentejano.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Alentejo: Notícias

Voltar

Últimas Notícias

Ministra da Saúde marca presença na antestreia, dia 12 de novembro.
12/11/2018
Intervenção na área materno-infantil deve estar concluída em 2019.
12/11/2018
Vacinação é principal forma de prevenção da doença.
12/11/2018