sns-container
SNS-Print

Ministro da Saúde discursa na sessão plenária da OMS.

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, participou, no dia 23 de maio, pelas 11h30, no debate geral da sessão plenária da 70.ª Assembleia Mundial da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), que decorre em Genebra, na Suíça.

Adalberto Campos Fernandes elogiou o trabalho de Margaret Chan ao longo dos últimos dez anos e reforçou o apoio de Portugal na cooperação com a OMS.

Sobre a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, tema da sessão plenária, o Ministro destacou algumas das principais reformas estruturais que Portugal tem vindo a implementar na área da saúde:

  1. O reforço da cobertura universal de saúde através da promoção da eficiência, sustentabilidade e justiça do nosso sistema de saúde, pedra angular de um sistema social que se procura manter coeso e equitativo, de qualidade, e seguro, para todos os cidadãos nacionais e estrangeiros, incluindo naturalmente migrantes e refugiados, não deixando alguém para trás.
  2. O desenvolvimento de um sistema centralizado de compras de bens e serviços em saúde, incluindo de medicamentos, que procura rever a política de preços, avaliar as tecnologias de saúde e fomentar o consumo de medicamentos genéricos.
  3. A prioridade conferida à reforma da rede nacional de cuidados continuados integrados, que constitui porém um dos maiores desafios em benefício daqueles que se encontram numa situação de dependência a curto, médio ou longo prazo.
  4. A reforma nos cuidados de saúde primários promovendo o acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde através do alargamento da rede de cuidados, e do aumento do número de médicos de família. A articulação entre os diferentes níveis de cuidados é uma preocupação transversal.

No final do discurso, o Ministro acrescentou que nunca é demais sublinhar que a Agenda 2030 abrange 15 anos de um longo e ambicioso caminho a percorrer, durante o qual, em nome da humanidade, nações de todo o mundo com as mais diversas realidades politicas, económicas, sociais e ambientais, num espírito de cooperação e união, assumiram a responsabilidade de desenvolver estratégias, planos e ações orientados para uma visão de um mundo melhor e para a conquista de um futuro próspero, sustentável, pacífico e inclusivo para todas as pessoas em todo o mundo, sem esquecer ninguém.

Para assistir em direto, aceda:

70.ª Assembleia Mundial da Saúde > http://www.who.int/mediacentre/events/2017/wha70/webstreaming/en/ – em inglês

Para saber mais, consulte:

Organização Mundial da Saúde > Assembleia Mundial da Saúde – em inglês

Voltar

Últimas Notícias

Dívida do CHMT reduz para o valor mais baixo de sempre.
18/03/2019
Unidade de saúde do Centro certificada com nível «Bom» pela DGS.
18/03/2019
Aumentaram elogios e diminuíram reclamações em 2018.
18/03/2019