sns-container
SNS-Print

Ministros reforçam importância do projeto e-portuguese.

Os Ministros da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) participaram num almoço de trabalho em Genebra, no dia 22 de maio de 2017, à margem da 70.ª Assembleia Mundial da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os Ministros ressaltaram a importância do fortalecimento da língua portuguesa na OMS e apoiaram a proposta de reforço do projeto e-portuguese, o qual prevê a disponibilização dos documentos técnicos e científicos da OMS na língua portuguesa, o que contribuirá para o envolvimento proativo dos países da Comunidade na organização.

À luz da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, os Ministros concordaram relativamente à importância de aprofundar a concertação político-diplomática em saúde entre os membros da Comunidade, fortalecendo o Plano Estratégico de Cooperação em Saúde (PECS/CPLP).

Os Ministros também receberam com satisfação a proposta de criação da Rede de Bancos de Leite da CPLP, com inegável impacto positivo na área de saúde infantil.

Com o intuito de estimular a cooperação para implementar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n.º 3, os Ministros da Saúde debateram a criação de um Grupo de Trabalho sobre Saúde no contexto da Agenda 2030.

O Ministro de Saúde do Brasil, Ricardo Barros, convidou os seus homólogos para a IV Reunião de Ministros da Saúde da CPLP, que decorrerá a 26 de outubro de 2017, em Brasília, ocasião em que se pretende obter compromissos mais concretos, focados no fortalecimento da agenda de saúde na Comunidade.

Para saber mais, consulte:

Organização Mundial da Saúde > Assembleia Mundial da Saúde – em inglês

Voltar

Últimas Notícias

Saúde dos pés foi mote de ação dedicada a Dia Mundial da Diabetes
19/11/2018
DGS organiza seminário, dia 20 de novembro, em Lisboa.
19/11/2018
Controlo de infeções e resistência a antibióticos em debate dia 19
19/11/2018