sns-container
SNS-Print

Ministro da Saúde na Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra.

A Assembleia Mundial da Saúde, órgão máximo da Organização Mundial da Saúde (OMS), realiza a sua 70.ª sessão em Genebra, na Suíça, entre 22 e 31 de maio de 2017. O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, participa no evento, nos dias 22 e 23 de maio.

O tema deste ano da Assembleia Mundial da Saúde é «Advancing the 2030 Agenda for Sustainable Development: Building Better Systems for Health» (Avançando a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: Construindo Melhores Sistemas para a Saúde).

Os trabalhos da Assembleia decorrem em torno de dois comités: o Comité A, dedicado às questões técnicas de saúde, e o Comité B, dedicado às questões administrativas e financeiras.

No Comité A serão alvo de debate os seguintes temas:

  • Programa e orçamento
  • Preparação, vigilância e resposta
  • Sistemas de saúde
  • Doenças transmissíveis
  • Doenças não transmissíveis
  • Promover a saúde ao longo da vida

 

A agenda do Ministro da Saúde inclui a intervenção nacional no Debate Geral da sessão plenária da Assembleia Mundial da Saúde, a participação no processo de seleção do novo Director-Geral da OMS, a presença na receção oferecida pela Suíça com a participação da Diretora-Geral da OMS, Margaret Chan, e um jantar especial para os Ministros da Saúde dedicado ao Fórum Económico Mundial.

Adalberto Campos Fernandes tem ainda previsto um encontro com o Ministro da Saúde do Brasil, Ricardo Barros, um encontro com a candidata do Paquistão ao lugar de Diretor-Geral da OMS, Sania Nishtar, um almoço de Ministros da Saúde da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, um encontro com o Vice-Presidente da Suíça e Conselheiro Federal, Alain Berset, o Ministro da Saúde e o Chefe do Departamento Federal de Assuntos Internos, a presença na receção oferecida pela Suíça com a participação da Diretora-Geral da OMS, Margaret Chan, e um encontro com o Diretor para as Relações Externas do Fundo Global para o combate à SIDA, Tuberculose e Malária, Christoph Benn.

Para assistir em direto, aceda:

70.ª Assembleia Mundial da Saúde > http://www.who.int/mediacentre/events/2017/wha70/webstreaming/en/ – em inglês

Para saber mais, consulte:

Organização Mundial da Saúde > Assembleia Mundial da Saúde – em inglês

Voltar

Últimas Notícias

Ministra da Saúde marca presença na antestreia, dia 12 de novembro.
12/11/2018
Intervenção na área materno-infantil deve estar concluída em 2019.
12/11/2018
Vacinação é principal forma de prevenção da doença.
12/11/2018