sns-container
SNS-Print

Portugal  na 3.ª mesa-redonda de Ministros da Saúde, em Malta.

A concorrência, os desafios da transparência e a elaboração de novos modelos de preços são os três temas centrais que vão estar em discussão na terceira mesa-redonda de Ministros da Saúde, que se realiza em Malta, dia 9 de maio de 2017.

Nesta reunião, que conta com a participação do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, da Presidente e do Vice-Presidente do INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, Maria do Céu Machado e Rui Ivo, e do coordenador da Estratégia Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, Henrique Luz Rodrigues, está confirmada a presença de dez países. Portugal, Grécia, Espanha, Itália, Chipre, Bélgica, Roménia, Irlanda e Malta (o país anfitrião) serão representados pelo Ministro da Saúde e a Eslováquia pelo Secretário de Estado. A indústria farmacêutica, as associações de doentes e a academia também serão envolvidas neste trabalho.

«A procura de soluções para garantir o acesso a novos medicamentos, mantendo a segurança e a estabilidade financeira dos países europeus, é um objetivo comum a todos os participantes desta mesa-redonda. Por essa razão, é necessária uma mudança dos mecanismos para a formulação dos preços que beneficie os doentes, garanta essa sustentabilidade e promova a concorrência e o retorno do investimento da indústria farmacêutica», refere o Ministro, Adalberto Campos Fernandes.

A presidência maltesa da União Europeia definiu como objetivos essenciais a procura de respostas em áreas ainda sem alternativas terapêuticas, o acesso a tratamentos por parte dos doentes que ainda não têm resultados favoráveis – sem que seja posta em causa a sustentabilidade dos sistemas de saúde – e ainda o uso racional do medicamento.

Tendo em conta o espírito de aproximação e partilha desta mesa-redonda, pretende-se ainda que haja um suporte à inovação, ao retorno do investimento por parte da indústria farmacêutica e novos modelos que permitam uma avaliação justa dos resultados e do valor dos novos medicamentos.

Termos do Grupo Alto Nível debatidos e aprovados

A terceira mesa-redonda vem no seguimento da realizada em Lisboa e da reunião preparatória que decorreu no dia 18 de abril, no INFARMED. Um dos pontos da agenda é aprovar os termos de referência do Grupo de Alto Nível – proposto na mesa-redonda de Lisboa – e que foram trabalhados neste último encontro com responsáveis de onze países.

Além de preparar a mesa-redonda, este grupo, que será composto por representantes dos Estados-membros, indústria, academia e associações de doentes, pretende contribuir com documentos e propostas que enriqueçam o debate em torno do medicamento.

Consulte:

Malta EU 2017 > Terceira mesa-redonda de Ministros da Saúde – em inglês

Voltar

Últimas Notícias

Ministérios da Administração Interna e da Saúde desenvolvem campanha para o uso correto do 112.
16/11/2018
Rutura de stock não se aplica. Vacina continua a ser administrada. 
16/11/2018
Verba destina-se a requalificação do SU em Abrantes.
16/11/2018