Responsáveis preparam mesa-redonda a 18 de abril, Lisboa.

O INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde vai receber, no dia 18 de abril, em Lisboa, responsáveis de cerca de uma dezena de países europeus, com o objetivo de preparar a próxima mesa-redonda de Ministros da Saúde, agendada para o dia 9 de maio, em Malta.

No decurso da segunda mesa-redonda, que decorreu em Lisboa, foi decidido criar um Grupo de Alto Nível, que será composto por representantes dos Ministros da Saúde europeus, das associações da indústria farmacêutica, das associações de doentes e da academia. Os seus objetivos, métodos de trabalho e composição serão acordados nesta reunião preparatória, com vista à sua adoção, em maio, em La Valletta.

O Grupo irá desenvolver os temas que resultaram das conclusões aprovadas em Lisboa, nomeadamente o acesso a novos medicamentos, sem pôr em causa a sustentabilidade dos sistemas de saúde ou a segurança dos tratamentos. Além de procurar identificar constrangimentos para o acesso e estudar possíveis soluções, serão debatidas formas de incentivar novos medicamentos que tragam elevado valor acrescentado.

A reunião preparatória para a mesa-redonda e para o trabalho do Grupo de Alto Nível já tem a presença confirmada de representantes das autoridades de saúde de Espanha, Áustria, Grécia, Irlanda, Malta, Holanda, Letónia, Eslováquia e Itália. Representantes da indústria farmacêutica também vão estar presentes na reunião.

Para saber mais, consulte:

Infarmed > http://www.infarmed.pt/

Malta EU 2017 > Eventos (em inglês)

 

Voltar