Inaugurada primeira Unidade de Cuidados Continuados em Saúde Mental.

O Primeiro-Ministro, António Costa, preside, no Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, pelas 10 horas, à cerimónia de inauguração da Unidade de Cuidados Continuados Integrados em Saúde Mental | Residência do Restelo.

O evento conta ainda com a presença do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e da presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Rosa Valente de Matos.

O XXI Governo Constitucional, cumprindo uma das prioridades do seu programa para a saúde, de expansão e melhoria da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, inaugura assim a primeira unidade de cuidados integrados de saúde mental do país, incluída no projeto piloto autorizado por despacho de fevereiro de 2017.

Iniciando a celebração de contratos-programa entre as áreas governamentais da saúde e da segurança social e os parceiros locais especializados, é assegurada a prestação dos cuidados integrados de saúde e de apoio social dirigidos às pessoas em situação de dependência, com base numa tipologia de respostas na área da saúde mental.

Esta unidade piloto de prestação de cuidados continuados integrados de saúde mental, da Associação para o Estudo e Integração Psicossocial (AEIPS), é uma estrutura residencial, localizada na comunidade, destinada a pessoas clinicamente estabilizadas, com grande incapacidade psicossocial e impossibilitadas de serem tratadas no domicílio. Como residência de apoio máximo para adultos, a sua finalidade é proporcionar cuidados que previnam e retardem o agravamento da situação de dependência, favorecendo o conforto e qualidade de vida.

Programa da cerimónia:

09h45 Receção dos convidados

10h00 Descerramento da placa inaugural

10h05 Visita às instalações da Unidade de Cuidados Continuados Integrados em Saúde Mental

10h15 Assinatura do contrato-programa

10h20 Intervenção do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes

10h25 Intervenção do Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva

10h30 Intervenção do Primeiro-Ministro, António Costa

Voltar