Boletins de vacina digitais até ao final de 2017.

Os boletins de vacinas vão passar a ser digitais, para a globalidade da população, até ao fim do ano, permitindo o registo eletrónico e a qualquer médico ou enfermeiro aceder à vacinação de um utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

O eBoletim de Vacinas é um dos projetos a ser abordado no evento Portugal eHealth Summit, que decorre de 4 a 6 de abril, na Sala Tejo do Meo Arena, em Lisboa, e que contará com a participação de mais de 8.000 pessoas, de acordo com os dados da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE.

O Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Henrique Martins, em declarações à Lusa, explica que o boletim digital de vacinas vai ser generalizado até ao final de 2017, com as vacinas a integrarem um registo vacinal nacional que é eletrónico.

Relativamente ao cidadão/utente, passará a aceder ao seu eBoletim de Vacinas na Área do Cidadão do Portal SNS, bastando registar-se na Área do Cidadão do Portal SNS.

O registo vacinal digital já está a ser aplicado a cerca de 100 mil doentes portugueses, no âmbito de uma experiência que decorre na Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA).

A desmaterialização do Boletim de Vacinas apresenta várias vantagens, nomeadamente, reduzir custos, evitar inconvenientes associados à perda do boletim em papel, facilitar a consulta do histórico de vacinação e melhorar a qualidade da informação.

No seu programa para a saúde, o XXI Governo Constitucional estabelece como prioridade reforçar o poder do cidadão no Serviço Nacional de Saúde, promovendo disponibilidade, acessibilidade, comodidade e humanização dos serviços, através da implementação de medidas de simplificação na saúde, facilitando o acesso e a utilização do SNS.

Para saber mais, consulte:

SPMS > Notícias

Voltar

Últimas Notícias

Laboratório nacional da OMS para os vírus da poliomielite.
24/11/2017
Assinatura de protocolo viabiliza suspensão da greve dos TSDT.
24/11/2017
Aprovado investimento de 5,6 M€ para o serviço de neurologia.
24/11/2017