
Depressão é o tema da campanha da OMS para 2017.
«Depressão. Vamos falar!» (Depression: Let’s talk) é o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para as comemorações do Dia Mundial da Saúde 2017, assinalado anualmente no dia 7 de abril. Esta data é celebrada desde 1950 e coincide com o aniversário da fundação da OMS, em 1948.
A depressão afeta pessoas de todas as idades, de todas as esferas da vida, em todos os países. Provoca angústia e tem impacto na capacidade de as pessoas realizarem até mesmo tarefas diárias mais simples, com consequências às vezes devastadoras para o relacionamento com a família e amigos e a capacidade de ganhar a vida.
Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio. É, atualmente, em termos mundiais, a segunda principal causa de morte entre os 15 e os 29 anos de idade, embora, em Portugal, desde há muito, o suicídio seja sobretudo comum em pessoas mais idosas, nomeadamente que tenham doenças crónicas incapacitantes e que vivam sós.
Mas a depressão pode ser prevenida e tratada. Uma melhor compreensão do que a depressão é e como pode ser prevenida e tratada ajudará a reduzir o estigma (ou carga negativa, comum a toda a doença mental) associado e levar a que mais pessoas procurem ajuda.
Em cada ano, a OMS aproveita a data comemorativa para fomentar a consciência sobre alguns temas chave relacionados com a saúde pública a nível mundial. Neste sentido, organiza eventos a nível local, regional e internacional para promover o tema escolhido.
Para saber mais, consulte:
- Organização Mundial da Saúde – Dia Mundial da Saúde – Em inglês, francês, espanhol, árabe, chinês e russo
- DGS > Documento síntese – Depressão e outras perturbações mentais comuns
- DGS > O que deve saber sobre a depressão
- DGS > Viver com depressão
- DGS > Depressão nas crianças
- DGS > Depressão nos adolescentes e jovens
- DGS > Depressão nos pós-parto
- DGS > Depressão nos familiares
- DGS > Depressão na terceira idade
- DGS > Suicídio