IPO Lisboa organiza cerimónia de homenagem aos dadores.

O Dia Nacional do Dador de Sangue assinala-se a 27 de março. Para assinalar a data, o Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) vai homenagear os dadores regulares.

A partir das 17 horas, haverá uma cerimónia de agradecimento e homenagem aos dadores que fazem regularmente a sua dádiva benévola de sangue no IPO Lisboa, a qual será conduzida por uma dupla de Doutores Palhaços, da Operação Nariz Vermelho, que vão certamente «receitar» muita alegria a todos os homenageados.

O evento do IPO Lisboa conta também com um momento musical único: cante alentejano, património imaterial da humanidade, pelo Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento, que se desloca propositadamente ao Instituto para participar nesta ação.

Estas iniciativas têm por objetivo sensibilizar a comunidade para a importância da dádiva de sangue e agradecer aos dadores o seu gesto nobre, que é fundamental para assegurar os cuidados prestados aos doentes oncológicos.

No IPO Lisboa, o consumo de componentes sanguíneos é muito elevado. O tratamento dos doentes com cancro exige muitas vezes um suporte transfusional intenso, que, por exemplo, num doente submetido a transplante de medula, pode chegar aos 120 componentes plaquetários e 20 unidades de eritrócitos.

A recolha de sangue no IPO Lisboa decorre de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 16 horas. Ao sábado, o horário é das 9 às 11 horas.

Dê sangue! Partilhe o melhor de si!

Visite:

IPO Lisboa – http://www.ipolisboa.min-saude.pt/

Voltar