Ministro na Saúde na sessão de abertura, a decorrer no Porto.

Encontra-se a ter lugar, no Porto, a sétima edição da Conferência Europeia do Tabaco e Saúde, que conta com a participação de médicos e peritos de Portugal, Espanha e outros países europeus, bem como de delegados de toda a União Europeia.

Este encontro, organizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, decorre entre 22 e 25 de março, e contempla questões relativas ao controlo do tabagismo em várias vertentes, nomeadamente as políticas nacionais e internacionais, a prevenção e cessação, os projetos desenvolvidos a nível europeu e mundial, bem como o impacto do consumo de tabaco sobre a saúde.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, o Comissário Europeu da Saúde e Segurança, Vytenis Andriukaitis, e a Rainha Letizia de Espanha estão presentes na sessão de abertura, que decorre hoje, dia 23. Antes da conferência, o Ministro da Saúde esteve ainda reunido com o comissário europeu.

Esta conferência realiza-se de três em três anos, tendo as mais recentes acontecido em Istambul e Amesterdão.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o tabaco é atualmente responsável por mais mortes do que a sida, a tuberculose e a malária juntas e os custos do tabaco representam cerca de seis por cento do gasto mundial com saúde.

Para saber mais, consulte:

Conferência Europeia do Tabaco e Saúde – https://www.ectoh.com/ (em inglês)

Voltar

Últimas Notícias

CHLC com Via Verde para as vítimas de paragem cardiorrespiratória.
17/10/2017
Quatro em cada dez consumidores não compreendem informação.
17/10/2017
DGS alerta para exposição ao fumo dos incêndios florestais.
16/10/2017