Projeto visa aumentar a literacia nutricional das famílias portuguesas.

Trinta receitas e uma pitada de criatividade são os principais ingredientes do programa televisivo intitulado “Nutriciência”, que pretende incutir nas famílias portuguesas a prática de uma alimentação saudável.

O programa televisivo integra-se no âmbito do projeto “Nutriciência: Jogar, Cozinhar e Aprender”, que foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar da Universidade do Porto, da União das Misericórdias Portuguesas e da Universidade de Oslo, com financiamento do Programa EEA Grants – Mecanismo Financeiro 2009-2014 do Espaço Económico Europeu, e o apoio do Serviço Nacional de Saúde (SNS), da Administração Central do Sistema de Saúde e do Programa Iniciativas em Saúde Pública (PT06).

O programa “Nutriciência”, emitido na RTP1, conta com os conhecimentos do Chef Hélio Loureiro e da nutricionista da Faculdade de Ciências da Alimentação e Nutrição da Universidade do Porto (FCNAUP) Patrícia Padrão, que, todos os sábados às 12 horas, mostram que é possível preparar receitas tradicionais, aumentando o consumo de hortícolas e diminuindo o sal e o açúcar, sem comprometer o sabor.

As receitas foram avaliadas e selecionadas pela equipa de nutrição do projeto, que recebeu ao todo mais de 700 propostas, submetidas numa plataforma online, de cerca de 1500 famílias pertencentes a Misericórdias de todo o país, que responderam a vários desafios, entre cozinhar em família, empratar e fotografar o resultado.

O Projeto Nutriciência está alinhado com o Programa Health 2020 da Organização Mundial da Saúde e o Plano Nacional de Saúde, que promove uma comunicação inovadora e sustentada nas necessidades sociodemográficas, e com o Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS), da Direção-Geral da Saúde, que incentiva à inovação no modo como se informa sobre hábitos alimentares saudáveis.

O Nutriciência tem como objetivo a criação de uma estratégia de intervenção inovadora e interativa, facilmente adaptável e disseminável, para a promoção de uma alimentação saudável na população.

Na plataforma do projeto serão disponibilizados os episódios, à medida que vão sendo emitidos, acompanhados de informação nutricional complementar sobre o tema de cada um.

Para saber mais, consulte:

Administração Central do Sistema de Saúde, IP – http://www.acss.min-saude.pt

Nutriciência – http://nutriciencia.pt

 

 

 

 

Voltar