Fernando Araújo preside cerimónia que assinala criação da carreira no INEM.

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, preside, no dia 10 de março, a uma cerimónia que assinala a criação da carreira especial de técnico de emergência pré-hospitalar (TEPH).

A cerimónia tem lugar na sede do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), em Lisboa, às 11h30m. O objetivo da sessão é dar a conhecer o processo de implementação desta carreira especial no INEM, apresentar a sua estrutura de coordenação e as novas competências adquiridas por estes profissionais.

Desde 2007 que o INEM manifesta intenção de aumentar as competências dos Técnicos que prestam serviço nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e meios de Emergência. Nove anos depois de muitas diligências e negociações, em abril de 2016 foi publicado o Decreto-Lei n. 19/2016 que procedeu à revisão da carreira de técnico de ambulância de emergência do INEM e criou e definiu o regime carreira especial de técnico de emergência pré-hospitalar. O INEM iniciou, desde logo, os trabalhos conducentes à implementação desta carreira.

A carreira especial de TEPH do INEM veio criar e definir um modelo de referência em toda a atuação na área da emergência médica pré-hospitalar e reflete um modelo de organização de recursos humanos do INEM essencial à qualidade da prestação de cuidados de saúde e de segurança nos procedimentos.

Os TEPH são profissionais do INEM que atuam no âmbito da Emergência Médica, nomeadamente em ambiente pré-hospitalar, e são profissionais fundamentais da rede de emergência médica do país porque asseguram a primeira resposta às situações de emergência médica pré-hospitalar. A sua ação pode ser determinante para a sobrevivência de pessoas com doença súbita ou que se encontrem em situação de emergência clínica, nomeadamente vítimas de situações traumáticas.

Os TEPH atuam em função de algoritmos de decisão médica definidos pelo INEM e aprovados pela Ordem dos Médicos, sob supervisão médica do CODU.

O programa da sessão prevê a “Apresentação pública da Estrutura de Coordenação dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar do INEM” assim como a “Apresentação das Novas Competências e Protocolos de Atuação da Carreira Especial de TEPH”.

O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais tarefas do INEM. Através do Número Europeu de Emergência – 112, este Instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.

Para saber mais, consulte:

INEM > Notícias

Voltar

Últimas Notícias

CHLC com Via Verde para as vítimas de paragem cardiorrespiratória.
17/10/2017
Quatro em cada dez consumidores não compreendem informação.
17/10/2017
DGS alerta para exposição ao fumo dos incêndios florestais.
16/10/2017