CHLC regista acréscimo de mais 3.965 consultas em janeiro.

O Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLC) divulga que aumentou o número de consultas realizadas no primeiro mês de 2017, relativamente ao ano anterior.

Assim, de acordo com os dados, em janeiro, realizaram-se mais 6,1% consultas externas, o que significou um acréscimo de mais 3.965 consultas que no período homólogo de 2016.

Neste mesmo período, verificou-se também um aumento de 21% de primeiras consultas pedidas eletronicamente pelos cuidados de saúde primários (através da plataforma Consulta a Tempo e Horas), que se traduziu em mais 1.055 atos.

De acordo com o centro hospitalar, este aumento deveu-se, “em larga medida”, à alteração dos critérios sobre o Acesso e Livre Circulação no Serviço Nacional de Saúde – em determinadas especialidades disponíveis no CHLC aumentou significativamente o número de pedidos de consulta de doentes pertencentes a centros de saúde fora da área de referência daquele centro hospitalar.

Também em sessões de Hospital de Dia, o CHLC registou um aumento global de 13%, com as sessões de diálise a doentes crónicos a crescerem 12% no mês de janeiro deste ano, 2017.

No que diz respeito às urgências, no centro hospitalar registou-se, neste mesmo período, uma diminuição do número de atendimentos que atingiu os 6,2%, ou seja, menos 1.376 idas aos Serviços de Urgência.

O Centro Hospitalar Lisboa Central sublinha ainda que, em 2016, deu início a um projeto com o Agrupamento de Centro de Saúde Central para o acompanhamento do percurso dos doentes “sobreutilizadores” da Urgência Geral Polivalente.

Visite:

Centro Hospitalar Lisboa Central  – http://www.chlc.min-saude.pt/

 

Voltar