Ministro da Saúde participa, dia 16, na sessão de abertura.

A cidade do Porto acolhe, de 15 a 17 de fevereiro de 2017, o V Congresso Nacional de Saúde Pública, uma iniciativa da Direção-Geral da Saúde, em parceria com a Administração Regional de Saúde do Norte.

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, participa na sessão de abertura do congresso, dia 16.

A iniciativa decorre sob o tema “Saúde pública: braços que constroem colunas e pontes”, inspirado num verso do poema “Fonte”, da escritora Ilse Losa, que viveu e morreu na cidade do Porto, e que, de acordo com a organização, pretende transmitir duas ideias-chave:

  • ​O facto de todos (serviços de saúde, Governo e autarquias, academia e restantes setores da sociedade, incluindo a sociedade civil) serem coprodutores  e corresponsáveis na produção de melhor saúde e bem-estar;
  • O papel fundamental que os serviços de saúde pública têm na construção da(s) ponte(s) entre o que é feito por cada um, o esforço de todos/as e aquilo que é prioritário e se deseja mudar, de um modo mais efetivo e sustentável, reduzindo as desigualdades/iniquidades em saúde.

 

De acordo com o Diretor-Geral da Saúde, Francisco George, “o V Congresso Nacional de Saúde Pública, à semelhança dos quatro primeiros, representará um novo marco para alargar o debate em torno dos problemas que mais interessam à Saúde Pública em Portugal. É, agora, oportuno ampliar as discussões sobre os temas que importam a todos. Antes de mais aos cidadãos. Uma vez que são eles que estão na origem de toda a atenção e que constituem a génese da Saúde Pública. Cidadãos inseridos na família e integrados em comunidades.”

Para saber mais, consulte:

ARS Norte > V Congresso Nacional de Saúde Pública

Voltar

Últimas Notícias

Relatório revela redução das infeções e consumo de antibióticos.
15/12/2017
Primeira ambulância entregue com novo modelo de financiamento.
15/12/2017
INFARMED já instaurou 30 processos de contraordenação em 2017.
15/12/2017