INEM apela aos cidadãos que colaborem com as autoridades.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) comemora, no dia 11 de fevereiro, o Dia Europeu do 112, apelando aos cidadãos que, em caso de emergência, liguem 112 e colaborem com as autoridades.

O 112 é um número que já faz parte da vida dos portugueses. Sendo o Número Europeu de Emergência, está disponível, também em Portugal, para todos aqueles que precisem de ajuda das autoridades, seja em situações de assaltos ou roubos, incêndios, acidentes ou doenças súbitas.

As chamadas efetuadas para o 112 são sempre atendidas por uma central de emergência da Polícia de Segurança Pública, que canaliza para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM as chamadas relativas a situações de emergência médica.

Para “um rápido e eficaz socorro às vítimas”, o INEM apela à população que informe de “forma simples e clara” os operadores, indicando o local onde a pessoa se encontra, o número de telefone do qual está a ligar, o tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.), o sexo e a idade aparente das vítimas, as queixas que apresentam e as alterações observadas.

Em 2016, o INEM contabilizou 1.370.349 chamadas de emergência. O atendimento destas chamadas deu origem ao acionamento de 1.280.322 meios de emergência, desde ambulâncias (de socorro, de emergência médica, suporte imediato de vida ou transporte inter-hospitalar pediátrico) a motas de emergência, viaturas médicas de emergência e reanimação e helicópteros.

“A Emergência Médica começa em si! Colabore com o INEM. Juntos, podemos salvar vidas!” é mais do que o slogan institucional do instituto. É um alerta e um pedido de colaboração a todos os cidadãos que usem o número europeu de emergência.

O sucesso da missão do INEM é apenas possível se o cidadão participar ativamente no sistema de emergência, ligando 112 em caso de emergência médica e colaborando com os profissionais dos CODU. Quanto maior for o conhecimento do cidadão sobre a forma correta de ativação dos serviços de emergência médica, mais eficiente será a atuação do INEM, daí a importância do Dia Europeu do 112, para fazer chegar esta mensagem aos cidadãos.

O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do sistema, são as principais tarefas do INEM. Através do Número Europeu de Emergência – 112, este instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.

Dia Europeu do 112: o número que salva vidas!

 

Para saber mais, consulte:

INEM – http://www.inem.pt/

Voltar

Últimas Notícias

DGS alerta para exposição ao fumo resultante de incêndios florestais.
16/10/2017
Fernando Araújo visita hospitais onde estão vários feridos.
16/10/2017
Ministério assinala Dia Mundial da Alimentação, nos Restauradores.
16/10/2017