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Projeto de comunicação em saúde pública arranca dia 11 de outubro.

A iniciativa Minuto Azul – Healthy Food on the Radio (Alimentação Saudável na Rádio), um projeto de comunicação em saúde (pública), arranca dia 11 de outubro, com uma conferência de imprensa na Escola Básica São Salvador, em Viseu.

Esta ação é uma parceria entre a Unidade de Comunicação em Saúde do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Lisboa (autora), a Câmara Municipal de Viseu (beneficiária) e a TSF (produtora).

O projeto de comunicação em saúde visa promover a saúde e prevenir a doença (obesidade infantil), bem como situações de exclusão social. O público-alvo são crianças do ensino básico do concelho de Viseu, que serão escolhidas para Embaixadores de Alimentação Saudável.

O programa de rádio conta com a presença de crianças que, todos os dias úteis, estarão aos microfones da TSF, previamente capacitadas e empoderadas por uma equipa do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Lisboa, alertando para o consumo de alimentos saudáveis, com mensagens-chave devidamente criadas para o efeito. No domingo é emitido um compacto da semana.

O projeto, que vai decorrer em Viseu durante três meses, deverá depois estender-se à Madeira, estando ainda outras autarquias, onde tais indicadores são considerados problemáticos, em negociação.

Os objetivos da iniciativa são:

  • Melhorar o conhecimento nos domínios da alimentação saudável, com mensagens-chave para o público-alvo, com vista a ganhos em saúde pública, nomeadamente a prevenção da obesidade e outras doenças crónicas;
  • Rejuvenescimento das audiências da rádio, mobilizando, através dos jovens e da educação e entretenimento, a população em geral;
  • Promover conhecimentos e atitudes em comunicação em saúde, considerada como função essencial da saúde pública.

 

Os subtemas que estarão em destaque na iniciativa Minuto Azul são:

  1. Consome cereais integrais diariamente.
  2. Consome peixe, pelo menos duas vezes por semana.
  3. Frutos gordos: o que são e para que servem?
  4. Evita o consumo de bebidas alcoólicas.
  5. Limita a ingestão de sal.
  6. Consome 3 porções de lacticínios diariamente.
  7. Limita o consumo de gorduras.
  8. Consome 5 porções de hortofrutícolas por dia.
  9. Bebe 8 copos de água diariamente.
  10. Reserva o consumo de doces para os dias de festa.
  11. Evita o consumo de refrigerantes.
  12. Controla o teu peso corporal.
  13. Mexe-te durante 60 minutos por dia

 

Para saber mais, consulte:

Projeto Minuto Azul – PDF – 315 Kb

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