sns-container
SNS-Print

Portugal 2020 aprova projeto para reconciliação terapêutica.

O Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) divulga que o programa de financiamentos Portugal 2020 aprovou o projeto MedOn, que visa o desenvolvimento de uma solução informática integrada para a implementação de sistemas de reconciliação terapêutica, desde a admissão hospitalar até à alta e consulta.

A candidatura financiada foi desenvolvida em copromoção pelo CHCB e pela Glintt (empresa de software para logística hospitalar) e vai permitir agilizar os processos de atualização da prescrição medicamentosa e deteção de erros, integrando, ainda, alertas de identificação de medicamentos potencialmente inapropriados para populações especiais, nomeadamente os doentes idosos, segundo critérios definidos cientificamente.

De acordo com o centro hospitalar, a reconciliação terapêutica é atualmente reconhecida como ferramenta fundamental para reduzir os erros de medicação no domicílio e na transição entre níveis de cuidados e consiste na atualização constante da lista de medicamentos do doente, por comparação com a sua terapêutica crónica/anterior.

Estas temáticas têm sido estabelecidas como prioritárias na investigação desenvolvida pelos serviços farmacêuticos. A criação desta ferramenta vai contribuir de uma forma global para aumentar os níveis de segurança na utilização dos medicamentos e para promover a comunicação entre profissionais de saúde, conclui o CHCB.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Cova da Beira – http://www.chcbeira.pt/

 

 

Voltar

Últimas Notícias

Ministério da Saúde reúne-se com associações de doentes.
15/06/2019
Francisco Ramos deixa desafio de revisão dos estatutos do regulador
14/06/2019
Níveis muito elevados de pólenes na região Norte nos próximos dias
14/06/2019