
IPMA coloca Guarda, Castelo Branco e Braga sob “aviso laranja”.
As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocam os distritos de Guarda, Castelo Branco e Braga em alerta laranja, até às 21 horas de amanhã, dia 29 de julho de 2016, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.
O “Aviso Laranja”, o segundo mais grave de uma escala de quatro, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado. Nesta situação, as pessoas devem manter-se ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional de Proteção civil, bem como da Direção-Geral da Saúde.
Para além do alerta laranja, o IPMA revela ainda que hoje, dia 28 de julho, os índices dos raios ultravioleta (UV) vão estar muito elevados em todas as regiões do país.
Face às previsões anunciadas, aconselha-se a tomar cuidado, utilizar óculos de sol com proteção UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.
Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é “baixo”, 3 a 5 “moderado”, 6 a 7 “alto”, 8 a 10 “muito alto” e superior a 11 “extremo”.
A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, se o nível exceder os limites de segurança.
Para saber mais, consulte:
- Portal do SNS > Atenção às temperaturas elevadas
- Instituto Português do Mar e da Atmosfera – www.ipma.pt