sns-container
SNS-Print

Faro acolhe primeira de sete conferências regionais, dia 29.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge) e a Administração Regional de Saúde do Algarve promovem, no dia 29 de julho, a Conferência Regional INSEF (Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico) no Algarve.

A decorrer a partir das 9h30, no auditório da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Delegação Regional do Algarve, em Faro, a iniciativa tem por objetivo apresentar os resultados do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF) na região do Algarve. 

De acordo com o Instituto Ricardo Jorge, esta será a primeira de sete conferências regionais que este instituto vai promover nos próximos meses, em parceria com as administrações regionais de saúde do Continente e com as Secretarias Regionais de Saúde das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, no sentido de dar relevo aos resultados de cada região e promover a discussão dos resultados do INSEF a nível local, envolvendo assim profissionais de saúde, representantes de autarquias e outros profissionais das áreas da saúde e da educação.

À semelhança dos resultados gerais do INSEF, vão ser apresentados, nesta primeira conferência regional, indicadores sobre o estado de saúde, determinantes de saúde e fatores de risco e cuidados de saúde da população.

Sobre o INSEF

O INSEF tem como finalidade contribuir para a melhoria da saúde dos portugueses, apoiando as atividades nacionais e regionais de observação e monitorização do estado de saúde da população, avaliação dos programas de saúde e a investigação em saúde pública. Tem como mais-valia o facto de conjugar informação colhida por entrevista direta ao indivíduo (sobre o seu estado de saúde, determinantes de saúde e utilização de cuidados de saúde, incluindo preventivos) com dados de uma componente objetiva de exame físico e recolha de sangue.

Os resultados gerais do INSEF, promovido e coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge, através do Departamento de Epidemiologia, foram apresentados publicamente, no dia 31 de maio, em Lisboa. Os primeiros resultados divulgados incidiram sobre as desigualdades sociodemográficas da distribuição do estado de saúde, dos determinantes de saúde e dos cuidados de saúde preventivos da população residente em Portugal, em 2015, entre os 25 e os 74 anos de idade.

Este inquérito está a ser desenvolvido em parceria com o Instituto Norueguês de Saúde Publica, com as Administrações Regionais de Saúde (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) e com as Secretarias Regionais de Saúde das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. O projeto pré-definido do Programa Iniciativas em Saúde Pública no âmbito do qual o INSEF está a ser desenvolvido tem um financiamento de cerca de 1,5 milhões de euros, dos quais 85% são assegurados pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, através do Programa Iniciativas em Saúde Pública das European Economic Area (EEA) Grants, e 15% pelo Estado Português.

Para saber mais, consulte:

Voltar

Últimas Notícias

SNS vai reforçar as ações de prevenção e tratamento da obesidade
11/12/2023
Estratégia Nacional para a Promoção da Saúde Renal e Cuidados Integrados pretende contribuir para a melhoria de cuidados preventivos e terapêuticos.
11/12/2023
Campanha de reciclagem de pilhas e equipamentos elétricos na fase final.
11/12/2023