
Estágios “Ciência Viva 2016” no Instituto Ricardo Jorge no Porto.
O Instituto Ricardo Jorge está mais uma vez a colaborar com o programa Ciência Viva no Laboratório – Ocupação Científica de Jovens nas Férias (OCJF). Em 2016, participam nesta iniciativa unidades dos Departamentos de Genética Humana, de Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças Não Transmissíveis e de Alimentação e Nutrição.
O primeiro estágio nas instalações do Instituto Ricardo Jorge no Porto (Centro de Saúde Pública Doutor Gonçalves Ferreira) decorreu, entre 4 e 8 de julho, na Unidade de Rastreio Neonatal, Metabolismo e Genética do Departamento de Genética Humana. “As Doenças Genéticas” teve como principal objetivo proporcionar uma experiência em investigação e diagnóstico de doenças genéticas.
Com base na aplicação de técnicas avançadas de bioquímica e genética molecular, o estágio permitiu a Margarida Belo e Ana Sofia Fernandes, as duas alunas do 12.º ano que participaram nesta atividade, contactar com a realidade do rastreio, diagnóstico e investigação em doenças genéticas e o seu papel em termos de saúde pública. A iniciativa possibilitou ainda o contacto com a prática laboratorial e a formação teórico-prática sobre os diversos temas abordados.
De 25 a 29 de julho, o Departamento de Genética Humana do Instituto Ricardo Jorge no Porto será responsável por outra iniciativa semelhante, intitulada “Vem experimentar a Genética!”. Esta ação visa oferecer uma experiência no âmbito da investigação em genética molecular e incentivar os jovens a questionarem-se sobre a importância da genética.
A OCJF decorre nos meses de verão e está aberta à participação de alunos que no ano letivo em que se candidatam tenham frequentado o ensino secundário. Os participantes têm assim a oportunidade de realizar estágios gratuitos nas mais diversas áreas científicas. As inscrições efetuam-se através do site do programa e estão abertas enquanto existirem vagas em estágios.
Criado em 1997, o programa OCJF tem como objetivo proporcionar aos estudantes do ensino secundário uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica, decorrendo habitualmente entre junho e setembro. Promovida pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, esta iniciativa já envolveu mais de 11 mil alunos que frequentaram estágios científicos em laboratórios de instituições de todo o país, entre estas o Instituto Ricardo Jorge.
Para saber mais, consulte:
- Instituto Ricardo Jorge – Notícias