
Novo centro de tratamento de resíduos hospitalares e industriais na Chamusca.
O Centro Integrado de Valorização e Tratamento de Resíduos Hospitalares e Industriais (CIVTRHI), projeto do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), situado na freguesia da Carregueira, no concelho da Chamusca (distrito de Santarém), foi inaugurado no dia 12 de julho.
A cerimónia de inauguração contou com as presenças do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes e do Secretário Regional da Saúde da Madeira, Faria Nunes.
Para o Ministro da Saúde, a presença do SUCH, que serve predominantemente as unidades de saúde dos setores público e social, é “essencial para que esta regulação ativa do próprio mercado, pela qualidade e pelo preço, se possa afirmar”.
Adalberto Campos Fernandes considerou que o CIVTRHI, unidade “moderna, de dimensão europeia”, traz “ganhos de qualidade, de eficiência, de segurança” e é “ambientalmente mais adequada”, e realçou a capacidade do SUCH de “estabelecer parcerias com outros agentes” e de possuir uma estrutura que tem “um papel importantíssimo na regulação do mercado”.
A unidade inaugurada, um investimento de 12 milhões de euros que contou com financiamento comunitário de 4,8 milhões de euros, permite o tratamento de resíduos perigosos de hospitais e da indústria farmacêutica, deslocalizando a Central de Incineração de Resíduos Hospitalares, situada no Parque da Saúde de Lisboa.
O CIVTRHI possui as valências de incineração – para os resíduos do Grupo IV e outros de incineração obrigatória – e de tratamento por autoclavagem para os resíduos do Grupo III (de risco biológico) e por micro-ondas (esta já em operação), prevendo iniciar em breve a triagem de medicamentos.
Fotografias cedidas pelo SUCH
Para saber mais, consulte:
Serviço de Utilização Comum dos Hospitais – http://www.such.pt/