
Observatório Europeu de Políticas e Sistemas de Saúde destaca SICO.
O Observatório Europeu de Políticas e Sistemas de Saúde destaca o Sistema de Informação de Mortalidade (SICO) que existe em Portugal.
A referência está publicada no EUROHEALTH – Priorities for health systems strengthening in the WHO European Region (Prioridades para reforçar os sistemas de saúde na Região Europeia da Organização Mundial da Saúde), uma edição dedicada às prioridades no fortalecimento dos sistemas de saúde na região europeia, divulgada no dia 16 de junho.
Portugal dispõe atualmente de um sistema de informação de mortalidade totalmente eletrónico, integrado com um sistema de vigilância em tempo real, que recolhe 100% da informação sobre mortalidade, com melhoria significativa da qualidade e disponibilização das estatísticas de mortalidade.
Esta publicação temática especial do Observatório Europeu de Políticas e Sistemas de Saúde foi lançada na celebração do 20.º aniversário da Carta de Liubliana, que justifica a necessidade de refletir sobre o progresso que foi feito no desenvolvimento dos sistemas de saúde, nos últimos vinte anos.
Com a adoção do documento estratégico Health 2020, os Estado- Membros da Região Europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS) comprometeram-se a trabalhar, no período 2015-2020, em duas áreas fundamentais: transformar os serviços de saúde para responder aos desafios da saúde no século XXI e alcançar cobertura universal de cuidados de saúde para uma Europa livre de copagamentos.
O documento analisa a forma como os Estados-Membros estão a fortalecer os seus sistemas de saúde em linha com o recente documento estratégico “Priorities for health systems strengthening in the WHO European Region 2015–2020: walking the talk on people centredness” (Prioridades para reforçar os sistemas de saúde na Região Europeia da OMS 2015-2020: o exemplo centrado nas pessoas) compila iniciativas consideradas exemplares na orientação dos países europeus na prossecução dos objetivos definidos para a política de saúde europeia – Health 2020.
Para saber mais, consulte:
- OMS Europa> EUROHEALTH
- Direção-Geral da Saúde – http://www.dgs.pt