sns-container
SNS-Print

Número de portugueses sem médico de família vai ser reduzido para metade.

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, afirmou que o número de portugueses sem médico de família vai ser reduzido para metade até ao final do ano, durante a cerimónia de assinatura de dois contratos-programa para a construção de dois centros de saúde em Mafra.

“Portugal vai ter este ano o maior avanço da sua história na cobertura de portugueses com médico de família. Até ao final do ano, iremos passar de um valor de 1,2 milhões de portugueses sem médico de família para 600 mil”, disse Adalberto Campos Fernandes.

O Ministro referiu ainda que, na área dos cuidados primários de saúde, o objetivo é “chegar ao fim dos quatro anos de legislatura com um parque edificado de qualidade, onde os profissionais tenham condições de trabalho e onde os cidadãos tenham a sua Unidade de Saúde Familiar, com enfermeiro e médico de família, deixando os hospitais destinados aos cuidados agudos urgentes”.

Centros de saúde em Mafra

Os dois contratos-programa assinados passam para o município os meios financeiros e a responsabilidade de construção de dois novos centros de saúde no concelho de Mafra, num investimento superior a três milhões de euros.

Um dos centros de saúde vai servir 23 mil utentes das freguesias da Malveira e São Miguel de Alcainça, da Venda do Pinheiro e Santo Estêvão das Galés, e do Milharado e a construção deve começar entre o final de julho e o início de agosto.

O outro, na vila de Mafra, deverá ter o projeto de execução concluído até ao final de agosto, com as obras previstas para 2017. O Governo vai suportar 70% dos encargos.

Foto: Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e o Presidente da Câmara Municipal de Mafra, Hélder Sousa Silva, na cerimónia de assinatura de dois contratos-programa para a construção de dois centros de saúde em Mafra, 6 julho 2016 (Foto: António Cotrim/Lusa)

Para saber mais, consulte:

Portal do Governo – Notícias

Voltar

Últimas Notícias

“A Europa de continuar a investir na ciência e a promover uma agenda da investigação”, defendeu Manuel Pizarro
07/12/2023
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde na AR.
07/12/2023
Projeto inovador com Sistema Avançado de Perfusão Subcutânea de Insulina.
07/12/2023