
Relatório sobre respostas de saúde pública às novas drogas, é destaque na nova edição da Dependências, já nas bancas.
A edição de junho de 2016 da revista Dependências, uma publicação periódica de conteúdos no âmbito das toxicodependências, já está nas bancas.
A nova edição da revista Dependências destaca o novo relatório publicado no âmbito do Dia internacional contra o abuso e o tráfico ilícito de drogas, comemorado a 26 de junho, pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (EMCDDA).
No relatório, a EMCDDA apresenta a sua primeira análise das respostas de saúde pública a novas substâncias psicoativas (NSP), vendidas frequentemente como “euforizantes legais”. O relatório, intitulado Health responses to new psychoactive substances, revela que, embora o consumo de NSP na Europa permaneça relativamente baixo, têm vindo a aumentar as preocupações no que diz respeito às formas problemáticas do seu consumo e aos danos associados a estas drogas.
O relatório apresenta ainda dados recentes sobre casos de urgências hospitalares associados às NSP, bem como o aumento da procura de tratamento especializado da toxicodependência e evidencia que, em alguns países, as novas substâncias estimulantes estão a provocar alterações nos padrões de consumo de drogas injetáveis. O estudo analisa, pela primeira vez, as respostas de saúde pública a estas drogas que estão atualmente a surgir na Europa.
Destaques:
- Dia Internacional de Luta contra a Droga – Respostas da saúde pública às NSP e Hepatite C no foco do EMCDDA
- Dia da Defesa Nacional – Resulta no maior inquérito aos 18 anos feito em Portugal
- Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Instituto Europeu para o Estudo dos Fatores de Risco – Noite saudável das cidades do Centro de Portugal
- Centro de Respostas Integradas Porto Oriental – Modelo de descentralização satisfaz utentes e profissionais
Para saber mais, consulte:
Dependências – junho 2016 – PDF – 2.347 Kb
Visite:
Revista Dependências – http://www.dependencias.pt/