

Fundação Calouste Gulbenkian promove sessão, dia 1 de julho. Projeto visa reduzir em 50% a incidência das infeções, em 3 anos.
A Fundação Calouste Gulbenkian promove uma reunião de liderança do projeto Desafio Gulbenkian “STOP Infeção Hospitalar!”, um programa que visa concretizar um exemplo de implementação de uma metodologia de melhoria contínua, tendo como objetivo reduzir em 50% a incidência das infeções hospitalares, em doze hospitais, no período de 3 anos.
A iniciativa conta com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde (SEAS), Fernando Araújo, e tem lugar no dia 1 de julho, das 10h15 às 12h45, na Sala do Foyer da Fundação Calouste Gulbenkian.
Temas:
- Resultados preliminares – apresentação
Pedro Delgado, Institute for Healthcare Improvement (IHI) - Comentários e discussão com os hospitais
Paulo Sousa, Desafio Gulbenkian Stop Infeção Hospitalar! - As lideranças na gestão e coordenação de programas de Melhoria da Qualidade em Saúde
Hugh McCaughey, IHI - Problemas e barreiras: discussão com os hospitais
José Artur Paiva, Desafio Gulbenkian Stop Infeção Hospitalar!
O projeto “STOP Infeção Hospitalar!” é promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria com o Ministério da Saúde e com o Institute for Healthcare Improvement (EUA).
As infeções preveníveis em ambiente hospitalar são uma ameaça séria à segurança dos doentes, aumentam a morbilidade e a mortalidade e prolongam a estadia nos hospitais. O seu impacte financeiro nas instituições e nos sistemas de saúde em geral é elevado.
Para saber mais, consulte:
Fundação Calouste Gulbenkian – http://www.gulbenkian.pt/