
Açores recebem Primeiro-Ministro acompanhado por comitiva de sete ministros e uma secretária de Estado. Acesso dos açorianos ao SNS será tema em destaque.
O Primeiro-Ministro, António Costa, realiza uma visita de três dias ao arquipélago dos Açores, chefiando uma comitiva que integra sete ministros, entre os quais se encontra o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e uma secretária de Estado.
No topo da agenda da visita, estarão questões relacionadas com os efeitos negativos resultantes da redução do contingente norte-americano na Base das Lajes, na Ilha Terceira, e com as consequências económicas da aplicação das quotas europeias à agricultura açoriana, sobretudo na área do leite.
Além das questões diplomáticas e de Defesa, está também entre as prioridades do Governo da República a resolução de problemas relacionados com o acesso dos açorianos ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Até à aprovação do Orçamento do Estado para 2016, o sistema de saúde dos açorianos, em território continental, funcionava na prática como um subsistema do SNS, sendo os doentes depois reembolsados pelas suas despesas, o que levantava sérios problemas financeiros de ordem pessoal, principalmente nos casos de pacientes oncológicos ou sujeitos a transplantes.