
DGS publica Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas para prevenir e minimizar os efeitos negativos do calor intenso.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) publica Verão & Saúde, Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas, agora incluído na plataforma Saúde Sazonal.
O Plano é ativado em Portugal Continental, entre 15 de maio e 30 de setembro e, eventualmente, noutros períodos, em função das condições meteorológicas, e tem como principal objetivo minimizar os potenciais efeitos do calor intenso na saúde da população.
Do modelo anterior, baseado numa abordagem predominantemente ambiental, adequado e útil ao período que esteve em vigor, transita-se para um modelo baseado nos efeitos de fatores ambientais na saúde (indicadores da procura dos serviços, de morbilidade e de mortalidade), atualmente disponíveis em tempo real.
O plano apresenta as orientações estratégicas que permitem comunicar o risco e a gestão desse risco à população e aos parceiros do setor da saúde e capacitar os cidadãos para a sua proteção individual (literacia) e a prontidão dos serviços de saúde para a resposta ao aumento da procura ou a uma procura diferente da esperada.
Para saber mais, consulte:
Direção-Geral da Saúde > Plano de Contingência para Temperaturas Extremas Adversas