sns-container
SNS-Print

No âmbito do projeto “Da Unidade para a Comunidade”, CHCB leva ações sobre AVC a alunos da Covilhã. Próxima decorre a 26.

A Unidade de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) do Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) promove, no dia 26 de abril de 2016, na Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, uma ação que visa dar a conhecer aos alunos sinais/sintomas que podem estar associados ao AVC.

A iniciativa que arrancou a 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, consiste num conjunto de ações integradas no projeto “Da Unidade para a Comunidade”, desta feita numa vertente mais direcionada para as crianças e jovens da comunidade escolar da Covilhã.

De acordo com o CHBC, este projeto, que comporta diversas ações e visa chegar a públicos de diferentes faixas etárias, promete expandir-se e diversificar ainda mais. No caso das ações a realizar nas escolas, abrange, numa primeira fase, todos os agrupamentos escolares da Covilhã e pretende, já no próximo ano letivo, chegar também aos agrupamentos de escolas dos concelhos do Fundão e Belmonte.

Saber o que é o AVC, conhecer os sinais/sintomas que podem estar associados ao AVC, saber o que fazer no caso de sentir ou reconhecer em alguém estes sintomas e nesse caso alertar para a importância de ligar o 112, pois quanto maior a rapidez em chegar ao hospital maior a probabilidade de recuperar, são os objetivos deste tipo de atividades que vão funcionar em ambiente escolar.

No formato de oficinas de trabalho e através da realização de um teatro é simulada em tempo real a ocorrência de um AVC, em que os alunos são chamados a participar e intervir no processo, no sentido de adquirir os conhecimentos necessários sobre o tema, de forma didática e divertida.

No final de cada oficina, médicos e enfermeiros da unidade de AVC apelam aos jovens para que transmitam o que aprenderam e passem a mensagem junto dos seus familiares e amigos.

As ações programadas, e a decorrer na sede de cada agrupamento, tiveram lugar no dia 7 de abril na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, dia 21 de abril no Agrupamento de Escolas do Teixoso.

Está ainda programada uma ação, a decorrer no dia 12 de maio de 2016, no Agrupamento de Escolas a Lã e a Neve.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Cova da Beira – http://www.chcbeira.pt/

 

Voltar

Últimas Notícias

Diretor da OMS Europa tece elogios pelo trabalho efetuado na vacinação
18/10/2021
HFF organiza Webinar sobre “Outubro Rosa”.
18/10/2021
Nova área já se encontra a funcionar no Hospital de Penafiel.
18/10/2021