sns-container
SNS-Print

ONU lança campanha “Árvores pela Terra” para celebrar acordo sobre alterações climáticas.

Todos os anos, a 22 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Terra. Em 2016 as comemorações incidem sobre o mote “Árvores para a Terra” (“Trees for the Earth”) e centra-se no desafio de 7,8 mil milhões de árvores até 2020, ano em que se celebram os 50 anos de nascimento do movimento.

Este ano, a Organização das Nações Unidas (ONU) fez coincidir a comemoração com a cerimónia da assinatura do acordo de Paris sobre as alterações climáticas, que decorrerá na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, no dia 22 de abril.

Objetivos do desafio “Árvores para a Terra”

  • Mitigar a alteração climática e a contaminação, porque as árvores absorvem o excesso de CO2 e outros gases que contaminam a atmosfera e destroem a camada do ozono.
  • Proteger a biodiversidade,  porque com a plantação de árvores originais de cada região diminui a perda de espécies.
  • Apoiar as comunidades e os seus meios de subsistência, porque plantar árvores ajuda as comunidades a alcançar a sustentabilidade económica e ambiental a longo prazo e proporciona alimentos e benefícios sociais, melhorando a qualidade do nosso ambiente.

A data comemorativa foi criada em 1970, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson, que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra, depois de verificar as consequências do desastre petrolífero de Santa Bárbara, na Califórnia, ocorrido em 1969.

Apesar de o Dia da Terra ter sido criado em 1970, apenas dois anos mais tarde é que se celebrou a primeira conferência internacional sobre o meio ambiente. O evento em questão aconteceu em Estocolmo e teve como objetivo sensibilizar os líderes mundiais para os problemas ambientais.

Por sua vez, em 2009, a Organização das Nações Unidas, reconhecendo a importância da data, instituiu o Dia Internacional da Mãe Terra, celebrado a 22 de abril.

Para saber mais, consulte:

  • Organização das Nações Unidas – Dia Mundial da Terra 2016 – em árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo

 

Voltar

Últimas Notícias

O Ministério da Saúde ilumina-se para assinalar os 40 anos da infeção em Portugal
01/12/2023
Bordalo II oferece obra inédita ao IPO Lisboa em ano de centenário.
30/11/2023
Margarida Tavares anuncia alargamento do acesso à Profilaxia Pré-Exposição para combater infeções por VIH.
29/11/2023