
Diretora Regional da OMS Europa e Ministro da Saúde debatem acesso a medicamentos durante visita à sede da OMS Europa.
Zsuzsanna Jakab, Diretora Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, aplaudiu o trabalho intersectorial que Portugal está a realizar para resolver as desigualdades na saúde e os determinantes sociais da saúde, incluindo os esforços a nível local e através da sociedade civil, durante a visita de Adalberto Campos Fernandes, Ministro da Saúde, à OMS Europa, no dia 19 de abril.
Francisco George, Diretor-Geral da Saúde, acompanhou o Ministro da Saúde durante a deslocação à OMS Europa.
O desafio de manter os recursos financeiros para a saúde foi discutido na reunião, entre outras questões. Acesso a medicamentos e aumento dos custos de aquisição, em parte devido ao envelhecimento da população, foram preocupações levantadas pelo Ministro da Saúde. Zsuzsanna Jakab ofereceu o apoio da Delegação de Barcelona da OMS para o Fortalecimento dos Sistemas de Saúde para abordar o financiamento da saúde e explicou como a OMS está a ajudar os Estados-Membros nas questões farmacêuticas, através do seu trabalho na aquisição e acesso conjuntos.
A visita foi uma oportunidade para Adalberto Campos Fernandes discutir uma cooperação mais profunda, bem como o Acordo Bienal de Colaboração 2016-2017 entre a OMS para a Europa e o Ministério da Saúde.
Para saber mais, consulte:
OMS Europa > Notícias > Access to medicines discussed during visit of Portuguese Minister of Health – em inglês