
ULS Nordeste descentraliza consultas de acompanhamento de AVC em quatro concelhos do Planalto Mirandês.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste está a aproximar a consulta de acompanhamento dos doentes que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC). No dia 7 de abril, realizou-se a primeira consulta descentralizada no Centro de Saúde de Mogadouro, destinada aos utentes do Planalto Mirandês.
Até aqui, os doentes com AVC da região, acompanhados pela ULS Nordeste, estavam a ser seguidos em Macedo de Cavaleiros, onde está sediada a Unidade de AVC desta ULS e onde a equipa multidisciplinar responsável pela consulta de acompanhamento regular tem estado a desenvolver todo este trabalho de apoio e assistência clínica.
A partir de agora, essa equipa – constituída por um médico de medicina interna, um médico neurologista, um enfermeiro e um fisioterapeuta – desloca-se para a realização da consulta, diminuindo consideravelmente os transtornos relacionados com a deslocação dos doentes e seus familiares.
Assistência de proximidade
A dificuldade ao nível das deslocações por parte dos utentes era, segundo o responsável pela Unidade de AVC da ULS Nordeste, Jorge Poço, uma preocupação para toda a equipa clínica, que se deparava com algumas faltas às consultas e com lamentos dos utentes com menores recursos financeiros.
Para a médica neurologista da ULS Nordeste, Ilda Matos, a consulta descentralizada permite também uma maior aproximação dos utentes com o seu médico de família, o que é fundamental, já que estes doentes necessitam de maior vigilância, no sentido de prevenir a ocorrência de outro AVC.
Ao nível da avaliação funcional é essencial a intervenção da Medicina Física e Reabilitação. Celine Pereira, a fisioterapeuta da ULS Nordeste que integra a equipa, salienta que esta consulta permite avaliar desde a marcha, ao equilíbrio, à coordenação, passando pela autonomia com que os utentes conseguem desenvolver as suas tarefas diárias.
A avaliação do doente fica completa com a intervenção da área de enfermagem. O enfermeiro Rui Linhares, outro elemento da equipa multidisciplinar, realça a importância de avaliar os fatores de risco (nomeadamente a tensão arterial e a glicemia), bem como de reforçar as orientações ao nível da alimentação saudável e da prática de exercício físico.
A consulta descentralizada de AVC da ULS Nordeste passará a realizar-se periodicamente, de acordo com as necessidades dos próprios utentes, e irá beneficiar não só os doentes do concelho de Mogadouro, mas também aqueles que são oriundos dos municípios vizinhos de Vimioso, Miranda do Douro e Freixo de Espada-à-Cinta.
Para saber mais, consulte:
Unidade Local de Saúde do Nordeste – http://www.ulsne.min-saude.pt/