sns-container
SNS-Print
estetoscopio em forma de coracao

Centro Hospitalar Cova da Beira dinamiza campanha de prevenção de maus tratos a crianças e jovens durante o mês de abril.

Ao longo do mês de abril, o Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do Centro Hospitalar Cova da Beira, EPE (CHCB) promove uma campanha de prevenção dos maus-tratos infanto-juvenis, com diversas iniciativas direcionadas quer a profissionais de saúde quer ao público em geral.

Assinalar e associar-se àquele que é reconhecido internacionalmente como o Mês da Prevenção dos Maus-tratos Infantis é o objetivo deste núcleo hospitalar, que desta forma visa informar e alertar consciências para um problema premente, através da realização de iniciativas como a afixação de pósteres alusivos ao tema em áreas comuns do hospital e entrega de panfletos com a história do “Laço Azul”, símbolo máximo desta campanha, a pais, familiares e crianças que recorram ao serviço de urgência pediátrica e às consultas de pediatria e de pedopsiquiatria do CHCB.

Neste âmbito, está também a decorrer um concurso de desenho para menores de 18 anos que acedam aos serviços da área infanto-juvenil do hospital, durante o mês de abril, subordinado ao tema “Direitos das Crianças e Jovens”. Os três melhores trabalhos serão divulgados nas redes sociais e site institucional do Centro Hospitalar Cova da Beira e ao desenho que alcançar o 1.º lugar será ainda atribuído um prémio.

Além destas ações, nos dias 27 e 28 de abril, o Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do CHCB dinamiza duas sessões de formação em serviço dirigidas a profissionais de saúde do hospital, elementos fundamentais na rede de promoção e proteção, mas também na deteção precoce e encaminhamento de vítimas de maus-tratos.

Recorde-se que esta campanha decorre em vários países há cerca de quatro décadas e visa reconhecer a importância do trabalho conjunto entre famílias, organismos públicos, instituições particulares, instituições de solidariedade social, estruturas municipais e outras, no combate à violência que pode assumir as mais variadas formas e na promoção de estratégias e ações que defendam o bem-estar físico, emocional e social das crianças.

Para saber mais, contacte:

Centro Hospitalar Cova da Beira, EPE –  http://www.chcbeira.min-saude.pt

 

Voltar

Últimas Notícias

Deliberação publicada pela Direção Executiva do SNS
02/12/2023
O Ministério da Saúde ilumina-se para assinalar os 40 anos da infeção em Portugal
01/12/2023
Bordalo II oferece obra inédita ao IPO Lisboa em ano de centenário.
30/11/2023