sns-container
SNS-Print
logo ars lvt mini noticias

ARSLVT promove várias iniciativas para assinalar a data, celebrada a 7 de abril, que pretendem envolver a comunidade local.

No âmbito do Dia Mundial da Saúde, que se comemora a 7 de abril, a Administração Regional de Saúde de Lisboa, IP (ARSLVT) assinala a data com um conjunto de iniciativas, organizadas pelos agrupamentos de centros de saúde (ACES) e unidades de saúde, que pretendem envolver a comunidade local.

“Vencer a Diabetes” (Beat diabetes) é o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial da Saúde 2016. Esta data é celebrada desde 1950 e coincide com o aniversário da fundação da OMS, em 1948.

Programa das comemorações:

Centro Hospitalar Lisboa Central, EPE (CHLC)

Para assinalar o Dia Mundial da Saúde dedicado à diabetes, o CHLC organizou três iniciativas simbólicas:

  • O menu dos almoços servidos nos refeitórios do centro hospitalar, no dia 7 de abril, contempla uma “Opção Saudável – sopa ministrone, redfish assado no forno e buffet de salada”
  • Foi realizada uma acção de sensibilização sobre a diabetes junto dos utentes nas salas de espera das Consultas Externas e da Urgência do CHLC – Hospital São José, com um folheto com factos sobre esta doença, elaborado pela Consulta de Medicina Interna.
  • Foi incluída uma notícia no site do CHLC a alertar para o Dia Mundial da Saúde e o tema da diabetes, divulgando o folheto.

ACES Loures Odivelas

Estão previstas ações nas escolas locais, através das equipas de saúde escolar:

  • Escola António Gedeão: está a decorrer, esta semana, a “Feira da Saúde” em parceria com a comunidade;
  • Escola dos Pombais: será realizado um rastreio aos alunos (determinação de glicémia, índice de massa corporal, entre outros).

ACES Oeste Sul

Irá participar na “Feira da Saúde”, promovida pela Câmara Municipal de Torres Vedras, nos dias 8, 9 e 10 de abril, com a realização de um rastreio de risco da diabetes à população.

O rastreio será realizado por profissionais de saúde que aplicam o Finish Diabetes Risk Score e realizam as seguintes avaliações físicas dos utentes: peso, altura, índice de massa corporal, perímetro abdominal, tensão arterial, frequência cardíaca e glicémia capilar.

ACES Lisboa Norte

A equipa de saúde escolar do ACES Lisboa Norte vai colaborar em várias iniciativas organizadas pelas escolas.

Para além das iniciativas nas escolas, o ACES pretende assinalar o dia através da divulgação de material informativo, nomeadamente, com cartazes afixados na entrada das unidades de saúde, alusivos ao Dia Mundial da Saúde e à prevenção da diabetes.

ACES de Sintra

    • A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Agualva vai realizar uma caminhada com um grupo de utentes seguidos na Consulta de Enfermagem de Diabetes e uma aula com exercícios oriundos da Medina Tradicional Chinesa (QIGONG). Estas atividades têm como objetivo motivar mudanças comportamentais.
    • A Unidade de Saúde Familiar (USF) Flôr de Lótus irá realizar um rastreio junto da população inscrita na USF. Esta ação tem como principal objetivo identificar os indivíduos com risco acrescido de diabetes.
    • A USF Monte da Luz irá realizar na sala de reuniões comum à USF Monte da Luz e à UCSP de Belas, uma palestra com o tema “Adesão Terapêutica na Diabetes”, pelas 10 horas. Esta ação destina-se aos profissionais da USF Monte da Luz e da UCSP de Belas. No período da tarde, decorrerão atividades desportivas com a supervisão de um professor de ginástica, com controlo glicémico antes e depois da atividade física, destinada a diabéticos e suas famílias, bem como aos profissionais de saúde, tendo lugar no espaço público nas traseiras da USF Monte da Luz e da UCSP de Belas.
    • A USF Mãe d´Agua produziu um póster informativo no sentido de contribuir para a literacia em saúde dos utentes.
    • A USF Cynthia e a UCSP Algueirão promovem um workshop para enfermeiros do ACES – “Consulta de Enfermagem da Pessoa com Diabetes e Cuidados Podológicos à Pessoa com Diabetes” -, que irá decorrer na sala de reuniões da UCSP Algueirão, das 14h30 às 17 horas.

ACES Lisboa Ocidental e Oeiras

Caminhada até ao paredão de Oeiras, no dia 7 de abril, que contará com cerca de 40 utentes da Academia da Mobilidade.

Realização de várias atividades, no Centro Comercial Allegro, dia 9 de abril:

  • Avaliação de risco e rastreio da diabetes das 9 às 17 horas;
  • Informação alimentar por nutricionistas e dietistas, incluindo leitura correta de rótulos;
  • Cantinho infantil, com jogos e atividades alusivas à alimentação;
  • Tertúlia das 15 às 16 horas sobre “Alimentação em Idade Escolar”.

ACES Médio Tejo

A  Diretora Executiva do ACES Médio Tejo, Sofia Theriaga, e o Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Médio Tejo, Carlos Andrade Costa, através da Unidade Coordenadora Funcional da Diabetes do Médio Tejo, promovem uma sessão alusiva à comemoração do Dia Mundial da Saúde, este ano dedicado ao tema “ A Diabetes”, a decorrer no dia 7 de abril, pelas 10h30, no auditório da Unidade Hospitalar de Tomar do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

    • USF Nove Torres – “Promoção de estilos de vida saudáveis” – Exposição de alimentação saudável e incentivo à prática de exercício físico, a decorrer dentro da USF Nove Torres, durante todo o dia 7 de abril;
    • USF Almonda – “Adoção de estilos de vida saudáveis”  – a decorrer durante todo o dia 7 de abril, dentro do espaço físico da USF Almonda;
    • USF Auren – comemorações do Dia Mundial da Saúde, subordinadas ao tema “Risco Cardiovascular”, conforme planificado no Plano Local de Saúde. Do programa constará uma sessão de esclarecimento sobre “Risco Cardiovascular”, seguida de uma sessão de exercício físico direcionado a utentes com mais de 60 anos. O evento pretende dar voz, sobre a doença, aos responsáveis pela gestão dos serviços de saúde, profissionais de saúde e doentes.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP –http://www.arslvt.min-saude.pt/

 

Voltar

Últimas Notícias

“A Europa de continuar a investir na ciência e a promover uma agenda da investigação”, defendeu Manuel Pizarro
07/12/2023
Anúncio foi feito pelo Secretário de Estado da Saúde na AR.
07/12/2023
Projeto inovador com Sistema Avançado de Perfusão Subcutânea de Insulina.
07/12/2023