

ARS Algarve associa-se à data com várias ações visando contribuir para a prevenção, sensibilização e tratamento da diabetes.
Os profissionais de saúde da Administração Regional de Saúde do Algarve, IP (ARS Algarve) promovem várias ações dirigidas à população de 7 a 9 de abril na Região, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde 2016, com o intuito de sensibilizar para a prevenção, sensibilização e tratamento da diabetes.
Com estas iniciativas pretende-se sensibilizar e consciencializar a população em geral para a prevenção e controlo da diabetes, sabendo que a mesma assume-se como um dos flagelos de saúde do século XXI.
Em 2035, cerca de 600 milhões de pessoas podem vir a viver com diabetes tipo 2. Estilos de vida saudáveis podem prevenir mais de 70 % de casos de diabetes tipo 2. A alimentação saudável pode ajudar a reduzir o seu risco.
Eventos programados para o Dia Mundial da Saúde 2016:
- Fórum da Saúde em Albufeira 7 a 9 de abril
Profissionais de Saúde das várias unidades funcionais de Albufeira do Agrupamento de Centros de Saúde Central da ARS do Algarve vão participar nos dias 7,8 e 9 de abril de 2016 no Fórum da Saúde “Ciclo de Vida”, organizado pela autarquia em colaboração com a ARS Algarve IP e várias entidades regionais de Saúde no espaço multiusos de Albufeira, com um conjunto de atividades de promoção da saúde e de estilos de vida saudável dirigidos à comunidade em geral.
- Seminário sobre diabetes em Tavira
A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) Talabriga, unidade integrante no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Sotavento da ARS Algarve, realiza no dia 7 de abril, um seminário alusivo à temática “Diabetes – a epidemia silenciosa do século XXI” na Biblioteca Municipal de Tavira, com início às 18 horas.
- Profissionais do CHAlgarve rastreiam Diabetes em Lagos
O Centro Hospitalar do Algarve (CHAlgarve) associa-se às iniciativas do Dia Mundial da Saúde, este ano dedicado à temática da Diabetes. Uma equipa multidisciplinar de Diabetologia da unidade de Lagos do CHAlgarve promove no dia 7 de abril, entre as 8h30 e as 12h30, um rastreio gratuito dirigido à população no Mercado Municipal de Santo Amaro, em Lagos.
Através da metodologia Findrisk, os técnicos de saúde irão preencher um questionário, realizar uma avaliação física e de outros parâmetros, tais como a glicémia capilar ou a tensão arterial, no intuito de detetar os utentes que apresentem risco alto ou muito alto de desenvolver diabetes nos próximos 10 anos, proporcionando o seu encaminhamento para os serviços de saúde.
Para saber mais, consulte:
Administração Regional de Saúde do Algarve, IP – http://www.arsalgarve.min-saude.pt/portal/