sns-container
SNS-Print

ANDAR assinala a data, dia 5 de abril, com as suas XVI Jornadas, no Hotel Altis, em Lisboa.

No dia 5 de abril comemora-se o Dia Nacional do Doente com Artrite Reumatoide. A data foi instituída, em 1999, pelo Ministério da Saúde tendo em conta o elevado número de pessoas que, em Portugal, padecem da doença.

A instituição da data comemorativa teve também em consideração “a necessidade de sensibilizar os cidadãos portugueses para os problemas de ordem pessoal, familiar e profissional que, diariamente, afligem quantos sofrem deste reumatismo crónico”.

Para assinalar a data, a Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatoide(ANDAR)  promove hoje, dia 5 de abril, XVI edição das suas Jornadas, um momento em que doentes, reumatologistas, políticos e responsáveis pela saúde pública em Portugal se juntam para refletir sobre o panorama desta doença.

A conferência de abertura do evento, a decorrer no Hotel Altis, em Lisboa, entre as 9 e as 18 horas, é dedicada ao tema da inovação para o doente.

Ainda, em discussão constam temas como a osteoporose associada à artrite reumatoide, gestão, diagnóstico e evolução da doença, intervenção da terapeuta ocupacional e orientação da fisiatria.


A artrite reumatoide é uma doença reumática inflamatória crónica de etiologia desconhecida.

Ocorre em todas as idades e apresenta, como manifestação predominante, o envolvimento repetido e habitualmente crónico das estruturas articulares e periarticulares. Pode, contudo, afetar o tecido conjuntivo em qualquer parte do organismo e originar as mais variadas manifestações sistémicas.

Quando não tratada precoce e corretamente, a artrite reumatoide acarreta, em geral, graves consequências para os doentes, traduzidas em incapacidade funcional e para o trabalho.

Tem elevada comorbilidade e mortalidade acrescida em relação à população em geral.

Para saber mais, consulte:

 

 

Voltar

Últimas Notícias

INSA organiza encontro nos dias 26 e 27 de setembro.
17/07/2019
Relatório do Programa Nacional foi apresentado no Porto.
17/07/2019
CMIN realiza procedimento inovador para malformações vaginais.
17/07/2019